Pular para o conteúdo

Dicas práticas para cuidar da conjuntivite – Saiba como tratar (55 caracteres)

Como cuidar da saúde dos seus olhos

Se você gosta de se cuidar e, em especial, cuidar da saúde dos seus olhos, você está no canal certo! Inscreva-se e clique no sininho, pois toda semana tem um vídeo novo para você.

Conjuntivite

Secreção, olhos vermelhos, coceira nos olhos, sensação de areia nos olhos geralmente são sintomas de conjuntivite. A conjuntiva é uma membrana transparente que cobre a parte branca do olho. Quando fica inflamada, fica avermelhada e assim aparece.

Tipos de conjuntivites transmissíveis

  • Conjuntivite bacteriana
  • Conjuntivite viral

A bacteriana é muito mais simples e ela com o tratamento de colírios antibióticos em 2-3 dias se resolve. Já a viral é um pouco mais incômoda e exige muita paciência, porque realmente não há tratamento. Você vai ter que passar aquele ciclo do vírus, que geralmente dura de 7 a 15 dias, às vezes mais, variando isso de acordo com o tipo de vírus.

Ela costuma conhecidir com o mal-estar. Às vezes a pessoa sente dor de cabeça, dor no corpo, dor de garganta e aí começa a ter os sintomas oculares. Realmente não há tratamento, então o que fazemos é passar lubrificantes, compressas com água gelada, justamente para aliviar um pouco esse desconforto. A conjuntivite viral costuma dar em ciclos em epidemias e tem sua maior incidência no verão ou no inverno. No verão por conta de piscinas e mar e as pessoas estão muito em contato com isso; no inverno, porque as crianças, principalmente, ficam nas salas de aula fechadas.

O mais importante é você ter a consciência de que quando estiver com a conjuntivite, lave muito bem suas mãos, evite tocar seus olhos. Eu sempre dou essa dica que se você usa óculos, fique com o seu óculos ou fique um óculos escuro, porque às vezes até inconscientemente a gente pega nos nossos olhos. Em casa, procure lá está lavando sempre as mãos, procure estar limpando os objetos que você toca com álcool, não compartilhe toalhas, não compartilhe fronhas, não fique muito próximos das pessoas, porque na verdade a transmissão da conjuntivite ela se dá pelo contato, não simplesmente de você olhar a alguém, mas se você pega nos seus olhos, pega um controle remoto, pega na porta da geladeira e o seu familiar vai pegar, vai colocar as mãos nos seus olhos e assim que se dá a transmissão. Para você ter uma ideia de como é importante você fazer essa prevenção, eu, por exemplo, já atendi milhares de pacientes com conjuntivite e nunca peguei uma conjuntivite, porque eu não coloco nos meus olhos, porque sempre que atendo pacientes com conjuntivite, eu lavo muito bem as minhas mãos.

Então, essas medidas são suficientes para você evitar que a conjuntivite se propague. Outro detalhe muito importante é que às vezes as pessoas menosprezam: “Ah, estou com uma simples conjuntivite, daqui uns dias passa, eu vou na farmácia, pingo um colírio, algo ou algum amigo indicou um colírio”. Não! A recomendação é que realmente você vá ao oftalmologista, porque principalmente a conjuntivite viral ela pode cursar com algumas sequelas oculares. Em algumas pessoas, quando a pessoa já está melhorando da conjuntivite, podem surgir opacidades em sua córnea, que podem causar sequelas e diminuição da visão no futuro. Então é muito importante que o oftalmologista acompanhe e passe o tratamento correto neste caso.

Conclusão

Gostou desse vídeo? Deixe o seu like e compartilhe essa mensagem.

Um grande beijo e eu te vejo no nosso próximo vídeo. Tchau, tchau!

Fonte
Conjuntivite – Dicas Rápidas Para Cuidar de Conjuntivite por Dra Claudia Del Claro – Oftalmologista