Pular para o conteúdo

Detecção do HBsAg pela Bioclin

O kit HPS a Gemil foi desenvolvido para realizar um teste rápido e caracterizar a presença do antígeno de superfície do vírus da hepatite B em amostras de soro, plasma ou sangue total.

O dispositivo de teste, denominado cassete, possui um local para a adição de amostra e diluente, além de uma janela para leitura da reação, onde as linhas irão aparecer. A região superior indica o local de aparecimento da linha controle, enquanto a região inferior indica o local de reação para o HPS.

Para utilizar o kit HPS a Gemil, é necessário garantir que as amostras estejam à temperatura ambiente. O kit é armazenado entre 2 e 30 graus e possui instruções de uso na embalagem de alumínio, que contém o dispositivo de teste, sachês de sílica, solução diluente, acessórios e pita plástica descartável, além de lanceta para realização do teste. Também é necessário um cronômetro, álcool 70% e algodão para fazer a assepsia.

Para começar o teste, basta retirar o dispositivo de teste da embalagem, colocá-lo sobre uma superfície plana e identificá-lo. Em seguida, selecione um dos dedos indicador e médio ou o anelar para fazer a função e pressione a mão no sentido do punho para o dedo e parcial com 70% na ponta do dedo para fazer a assepsia.

Depois, remova a tampa de proteção da lanceta e pressione a mesma com firmeza na lateral da ponta do dedo. Encoste a pipeta sobre a gota de sangue e deixe aspirar por capilaridade, sem pressionar o dedo, até o traço marcado na pipeta.

No poço de amostra, dispense o sangue pressionando o bulbo da pipeta. Em seguida, segure o frasco do diluente de forma segura e vertical e adicione duas gotas no poço de amostra. Depois, dispare o cronômetro e aguarde 15 minutos para ler o resultado. Não leia após 30 minutos.

Para que o teste seja considerado válido, a linha controle deve sempre aparecer. Quando há ausência de linha na região superior indica erro no procedimento ou intercorrência no dispositivo de teste. Nesse caso, repita o teste utilizando um novo dispositivo.

Linhas somente na região inferior indicam que a mostra não é reagente, enquanto linhas nas regiões superior e inferior indicam que a mostra é reagente para HBS Ag.

Conforme preconizado no manual técnico para o diagnóstico das hepatites virais, após o resultado reagente para HBS Ag em teste rápido, a pessoa testada deverá ser encaminhada para complementação diagnóstica utilizando testes laboratoriais. Conheça a rede de serviços na sua região para poder fazer o correto encaminhamento. Qualquer dúvida, entre em contato através do telefone do SAC e meio ou pelo site.

Fonte: HBsAg – Bioclin (2018) por Cursos TELELAB

Marcações: