Pular para o conteúdo

Prevenção da perda óssea: dicas da Dra. Bianca Rosa.


Olá pessoal, tudo bem com vocês?
Espero que estejam bem, vamos para mais uma dessa série de perguntas e respostas aqui do canal.
Eu estou a perguntar, o que que eu posso fazer para parar essa perda óssea?
Bom, perda óssea pode acontecer por dois motivos basicamente: infecção local e problemas oclusais. Alguns problemas da mordida e do encaixe dos dentes podem causar retração gengival e perda óssea naquela região.
Então, a primeira coisa que você tem que fazer se você tem perda óssea é procurar o dentista, não tem jeito. Quando o negócio chega na fase de perder os dentes, você precisa do olho clínico do dentista. Ele vai observar o seu problema na mordida. Se o seu problema é de infecção, falta de alguma higienização ou simplesmente é uma coisa que você precisa fazer de tratamento, como raspagem, a primeira coisa que você tem que fazer é procurar um dentista.
Mas se você foi ao dentista e ele disse que o problema é a falta de higienização, você está com uma falha na higienização é porque você precisa fazer um acompanhamento de tanto em tanto tempo. Existem sim algumas coisas que você pode fazer. Fio dental, gente, é fundamental, principalmente quando a pessoa tem perda óssea. Você tem espaços maiores entre os dentes porque você perdeu o osso naquela região. E aí tem os buraquinhos, a gente chama de black space, que são as regiões que você teve perda óssea. Quando você não usa fio dental, você não usa a escova interdental para poder limpar pelas regiões, aquilo acumula. As pessoas que não têm para nós e isso faz com que a infecção continue entendendo progressão.
Por quê? Porque as bactérias que se alimentam daqueles restos alimentares ali vão fermentar aquela comida, vão fazer com que haja uma reação inflamatória do seu organismo e essa reação inflamatória vai causar mais sangramento, mais pus, mais retração gengival. Então, a primeira coisa é corrigir sua higienização: escovação três vezes ao dia, fio dental três vezes ao dia ou a escova interdental dependendo do espaço que você tem, fazer escovação com os produtos que foram indicados pelo seu dentista e nas consultas periódicas de retorno porque como uma doença, ela tem uma evolução dependendo do grau de reabsorção que você teve mais rápido.
Então, se você teve um grau de absorção dali para frente, ah ah ah, eu não estou em volume mais rápido porque eu deixei menos estabilidade, então é importante que você vá ao dentista com maior velocidade para que ele faça limpezas periódicas, para que ele veja como é que tá a saúde da sua gengiva e com isso consiga manter a longo prazo.
Se o seu problema é oclusal, somente o dentista vai conseguir ajudar você. Ele vai avaliar a sua mordida, ele vai fazer uma dessas programações através de dirigir para poder ver como é que tá essa mordida quando você encaixa. Ele vai ver se existe algum dente que tá com sobremordida, que tá encostando primeiro, esse tipo de coisa. A gente só consegue ver não não na clínica, é só olhando para o paciente ou só falando pela internet.
Se você tem que fazer que não é uma coisa um pouco mais complexa, mas também ao mesmo tempo que ele é complexo de diagnosticar ele é fácil de resolver. É necessário apenas fazer um ajuste, uma restauração que você tem que ficava um pouco a alta ou fazer um tratamento ortodôntico. Se você tem um dente que é mais para frente do que deveria, então ele tá saindo da cama óssea, tudo isso que é impossível de se resolver, tem que ver o que que tá acontecendo em cada caso.
Eu espero ter respondido essa pergunta. Se vocês tiverem dúvidas ainda, acha que comentaram. Se você ainda não se inscreveu no canal, se inscreva para poder receber nossos vídeos. Não esqueça de apertar também as notificações para você poder receber a mensagem de novos vídeos. E não esqueça de curtir se você gostou desse vídeo também, né? Que ajuda a gente a fazer novos conteúdos.
Um grande beijo e até o próximo vídeo.
Tchau, tchau.
Fonte: Como parar a perda óssea? | Dra Bianca Rosa por Dra Bianca Rosa