Sintomas da Depressão
- Cansaço excessivo
- Cansaço crônico
- Problemas de sono
- Alterações de apetite
- Dor no corpo
Aqui é importante destacar que um cérebro inflamado é um cérebro depressivo, e a depressão pode enganar, como se fosse uma mentira que o cérebro deprimido conta que a pessoa está doente. Quando há mais substância inflamatória, a pessoa pode sentir dor, vontade de ficar quieta e encolhida, o que faz com que a depressão possa enganar o cérebro, dizendo que a pessoa está infectada e que pode contaminar os outros. Entretanto, isso é uma mentira do cérebro. A depressão pode causar dor nas costas, principalmente dor de cabeça e dor articular. Pode inclusive causar fibromialgia por conta da inflamação e da noradrenalina.
O circuito que controla a dor e o humor se comunicam pela noradrenalina, por isso muitas vezes a pessoa pode ter dor crônica. O médico pode receitar medicamentos como Simbalta, Doloxetina e Velija, que são antidepressivos para enxaqueca. Entretanto, muitas vezes é a depressão que causa a dor, e aí a pessoa ataca só a noradrenalina, mas não ataca os outros fatores.
Na depressão, é mais comum sentir dor cólica e queimação do que diarreia, que é mais comum na ansiedade. A pessoa também pode sentir alterações intestinais, como dor cólica e queimação. Isso não significa que não possa ter diarreia também, mas é menos comum.
Além disso, a depressão pode causar perda de prazer, perda de interesse, sentimento de culpa, inutilidade, falta de esperança, queda de autoestima e alterações da concentração.
É importante lembrar que a pessoa não está somatizando, ou seja, não está inventando os sintomas. A depressão muda a sensibilidade à dor, como já foi comprovado em testes e estudos.
Por fim, é fundamental buscar ajuda médica caso esses sintomas persistam por meses ou anos.
Fonte
5 SINAIS INICIAIS DA DEPRESSÃO por Saúde da Mente