Pular para o conteúdo

Depressão pós-parto: causas, sintomas e tratamentos.

Depressão Pós-Parto

O período pós-parto pode ser muito difícil para muitas mulheres. Além das alterações hormonais, há também as causas ambientais e sociais que podem afetar a qualidade do sono, especialmente para uma mãe de primeira viagem. É normal sentir-se desanimada e ter muita ansiedade e preocupação nas primeiras semanas após o nascimento do bebê. Isso é chamado de blues.

No entanto, se esse sentimento durar mais do que duas semanas e começar a atrapalhar a mulher de cuidar do bebê e de si mesma, é um sinal de alerta para a depressão pós-parto. Esse tipo de depressão pode durar até um ano após o parto e tem um impacto significativo no bem-estar e funcionamento da mulher. Ela pode sentir-se culpada, incapaz de encontrar alegria nas coisas e ter dificuldade em dormir mesmo quando o bebê não precisa ser amamentado.

Depressão Pós-Parto e Depressão Bipolar

A depressão pós-parto tem um componente ideológico mais importante e um risco maior de se tornar parte de uma depressão bipolar. Isso é importante porque a depressão bipolar tende a ter uma resistência maior a antidepressivos. Por isso, em alguns casos, é possível que os antidepressivos não funcionem muito bem ou até piorem o quadro. É fundamental ficar atento a esses sinais.

Transtorno Disfórico Pré-Menstrual

Outro transtorno relacionado ao humor que pode afetar as mulheres é o transtorno disfórico pré-menstrual. Esse tipo de transtorno causa alterações de humor significativas na última semana do ciclo menstrual e pode incluir sintomas como irritabilidade, ansiedade, tristeza e tensão. É importante procurar ajuda médica se esses sintomas forem graves o suficiente para afetar a qualidade de vida da paciente.

  • A depressão pós-parto pode durar até um ano após o parto;
  • Ela tem um impacto significativo no bem-estar e funcionamento da mulher;
  • A depressão pós-parto tem um risco maior de se tornar parte de uma depressão bipolar;
  • O transtorno disfórico pré-menstrual pode causar alterações de humor significativas na última semana do ciclo menstrual.

Fonte: DEPRESSÃO PÓS-PARTO por Saúde da Mente