Pular para o conteúdo

Entenda o que é fimose, se é prejudicial e se a cirurgia é necessária | Sem Frescura

A Fimose e seus Significados para os Homens

Você provavelmente já ouviu falar da fimose, mas o que ela realmente significa para os homens? Em primeiro lugar, vamos à definição: a fimose é uma situação envolvendo a pele que recobre a glande, a ponta do pênis. Essa pelinha é chamada prepúcio e, quando está tudo bem, ela tem elasticidade suficiente para ir e voltar, cobrindo a glande.

Porém, quando a fimose ocorre, essa telinha fica mais estreita, impedindo a exposição da glande. A abertura do prepúcio é muito pequena para a glande, o que pode causar dor e atrapalhar o funcionamento normal do pênis.

A fimose é relativamente comum no Brasil, atingindo cerca de 150 mil homens por ano. Geralmente, até os dois anos de idade, o problema pode ser resolvido com o uso de pomadas que diminuem a aderência da pele. Porém, em casos de estreitamento mais grave do prepúcio, a cirurgia é a opção mais indicada.

  • Evite forçar a pele do prepúcio, pois isso pode causar para fimose (prepúcio retraído que não consegue voltar ao normal).
  • A fimose pode ocorrer em adultos e ser causada por problemas como balanite, diabetes e retenção de secreções na região. Isso pode facilitar o aparecimento de infecções, fungos e até câncer de pele.
  • A fimose também pode facilitar a infecção pelo HPV, uma doença sexualmente transmissível.
  • A fimose pode incomodar na hora do sexo, causando dor e dificuldade na hora dos testes.

Se a fimose estiver te incomodando demais, dificultando a higiene ou causando outros problemas, é importante procurar um médico para saber qual é o melhor tratamento para você.

Código:

Fonte: Afinal, o que é fimose? Faz mal? A operação é obrigatória? | Sem Frescura por UOL