Pular para o conteúdo

Cirurgia de Amígdalas em Adultos: Indicações e Cuidados – Dr. Renato Ponte

Cirurgia das Amígdalas em Adultos

Olá, meu nome é Renato Ponte, seu médico otorrinolaringologista, e sejam todos muito bem-vindos a mais um vídeo aqui em nosso canal. Hoje vamos falar sobre a cirurgia das amígdalas, a amigdalectomia em adultos. Aproveite que você está nos assistindo, se inscreva em nosso canal e não esqueça de ativar as notificações.


Indicações da Cirurgia das Amígdalas em Adultos

  • Infecções bacterianas de repetição
  • Ronco associado à apneia e hipopneia
  • Amigdalites por causas das bolinhas brancas

Infecções bacterianas de repetição

As infecções bacterianas são aqueles casos em que há pus na amígdala, febre alta, caroços no pescoço que são os linfonodos, e o estado geral do paciente fica bem caído. Os pacientes precisam tomar antibióticos várias vezes ao ano. As indicações de amigdalectomia são:

  • Ter mais de cinco infecções por ano por dois anos seguidos
  • Ter três infecções ao ano por três anos seguidos

Ronco associado à apneia e hipopneia

Os pacientes que têm apneia e hipopneia param de respirar várias vezes durante a noite ou têm diminuição da respiração várias vezes durante a noite. As consequências são acordar com a sensação de ter dormido mal, estar cansado, irritado e com falta de concentração. Os pacientes que apresentam as amígdalas grandes têm indicação de fazer a cirurgia, tanto da amigdalectomia quanto da uvulopalatofaringoplastia, que é uma plástica no palato para abrir o espaço. Nem todo paciente que ronca precisa ter indicação de fazer cirurgia das amígdalas, e isso a gente discute com o paciente até que ponto vale a pena fazer essa cirurgia. Pacientes que roncam e têm as amígdalas bem pequenas não adianta fazer a cirurgia das amígdalas porque não vai ter diferença nenhuma no resultado.


Amigdalites por causas das bolinhas brancas

Essa é uma indicação relativa. Temos que ver cada caso e pacientes que têm tantas bolinhas que a gente realmente tem que operar porque não melhora com o tratamento clínico. Nesses casos, recomendamos a amigdalectomia.


Espero que tenham gostado do vídeo. Compartilhem com amigos e familiares e não esqueçam de deixar suas dúvidas nos comentários. Até o próximo vídeo!

Fonte
Cirurgia de amígdalas em Adultos. Quando fazer? l Dr. Renato Ponte por Dr. Renato Ponte Otorrino em Fortaleza