Pular para o conteúdo

Entenda os testes VDRL e FTA-ABS para detecção de sífilis

Diagnóstico da sífilis

Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Cláudio. Lucy, sou lojista e estou aqui hoje para conversar com vocês sobre mais um tema da urologia. Para assistir o vídeo de hoje, você deverá antes assistir o vídeo em que falo do VDRL e o outro vídeo em que falo do FTA-ABS.

Hoje nós vamos misturar os dois testes para poder fazermos o diagnóstico da sífilis. Ok, então vamos lá! Digamos que o paciente fez o exame do VDRL e o VDRL deu negativo. Ele fez o FTA-ABS e o resultado foi positivo. O que está acontecendo? O paciente tem ou não tem sífilis?

  • Primeira possibilidade: o paciente tem uma sífilis ainda no estágio bem inicial. O VDRL ainda não subiu, só o FTA-ABS está positivo.
  • Outra possibilidade: o paciente já teve sífilis no passado e como eu falei anteriormente, o FTA-ABS ficará positivo durante toda a vida. Por isso que fazemos o VDRL. Pode ser que o fato do VDRL negativo e do FTA-ABS positivo seja porque o paciente não tenha se curado naquele momento, mas ele tenha tido um episódio de sífilis no passado. O paciente pode dizer “Doutor, eu nunca tive sífilis no passado”, mas você tem que dar um valor relativo a essa informação, porque ele pode ter contraído a sífilis, fez uso de um antibiótico para tratamento de alguma outra doença qualquer, e esse antibiótico curou a sua sífilis e ele ficou sem saber que um dia ele apresentou essa doença.
  • A outra possibilidade é que o paciente esteja numa fase terciária da sífilis. Aí é possível às vezes o VDRL dar negativo e o FTA-ABS dar positivo. Portanto, temos que ter muito cuidado na avaliação desses exames.
  • Outra situação: o VDRL negativo e o FTA-ABS negativo. Bom, aí provavelmente, quase com certeza absoluta, o paciente não tem sífilis. O VDRL é dado em titulações, portanto, certa titulação levemente positiva (1:2, 1:4) temos que ficar com um pé atrás. Se o VDRL tem uma titulação elevada (1:32, 1:64), a titulação é maior e isso indica com mais probabilidade a presença da sífilis.

Continuando, se o paciente fez o VDRL e o FTA-ABS deu positivo, esse paciente está com sífilis. Agora se o paciente fez o VDRL e o FTA-ABS deu negativo, esse paciente provavelmente, quase com certeza absoluta, não tem sífilis. Ele não tem sífilis, principalmente se esse VDRL der uma titulação muito baixa. Essa situação aqui geralmente o paciente não tem sífilis.

Como eu falei no vídeo anterior, o VDRL é usado também para avaliar a cura do paciente. O FTA-ABS não serve para avaliar a cura do paciente, porque ele vai ficar positivo o resto da vida, e o VDRL vai baixando os seus níveis lentamente. Geralmente, depois de um ano ele está negativo, até às vezes antes, mas pode passar mais de um ano positivo ou até mesmo a vida toda dando levemente positivo. Isso não quer dizer que o paciente tem sífilis, quer dizer que o paciente um dia teve a sífilis.

No próximo vídeo, vamos falar sobre o tratamento da sífilis. Até lá, tchau!

Fonte
Sífilis: VDRL e FTA-ABS por Dr. Claudio Mussi – Urologista