Pular para o conteúdo

Creatina e pedra nos rins: Esclarecimentos do Dr. Tiago Guirro, especialista em nefrologia.


Olá, tudo bem? Eu sou o Dr. Tiago, médico urologista. Seja muito bem-vindo ao meu canal! Hoje, quero conversar com vocês sobre o uso da creatina e a possível lesão renal ou o surgimento de pedra nos rins.
A creatina é um suplemento muito utilizado pelos atletas e pelos esportistas para evitar a fadiga muscular e para aumentar a regeneração muscular. Esse suplemento aumenta a eficácia do trabalho muscular, pois aumenta a regeneração de energia dentro do músculo.
Antigamente, existia uma suspeita de que o uso da creatina pudesse levar a alguma lesão renal ou ao surgimento de pedra nos rins. Isso se devia ao fato de que, quando utilizamos a creatina, o valor da creatinina no sangue aumenta. A creatinina é uma substância que medimos no sangue para verificar o nível de função dos rins. Ela é um marcador de função renal. No entanto, no valor isolado da creatinina, não quer dizer absolutamente nada referente à função renal.
Com o uso da creatina, nos diversos trabalhos e doses habituais usadas para suplementação de atletas e praticantes de atividade física, não houve nenhuma lesão renal comprovada, nenhum prejuízo na função renal dos pacientes que fizeram o uso da creatina.
Referente ao surgimento de pedra nos rins, não houve nenhum trabalho específico para avaliar o desenvolvimento de pedra nos rins nesses pacientes. Mas o que se verificou é que também não existe uma justificativa para se usar a creatina e o paciente ter pedra nos rins.
O que sempre recomendamos é que, tanto os atletas quanto as pessoas que praticam atividade física, façam suplementação com esse tipo de suplemento para que mantenham o nível de hidratação muito bom. Durante a atividade física, na atividade física mais extenuante, se o organismo acabar desidratando, ocorre uma concentração urinária maior dos sais e essa concentração urinária pode provocar a pedra nos rins.
Então, na verdade, o que causa a pedra nos rins não é a creatina, é essa desidratação que pode ser causada pela atividade física intensa. Se você é atleta ou pratica alguma atividade física e está procurando essa suplementação e tem essa dúvida se ela pode causar ou não pedra nos rins, não existe nenhuma comprovação científica, não existe nada que leve a crer que uso da creatina pode causar pedra nos rins.
O que sempre recomendamos é beber sempre bastante líquido e fazer uso desse suplemento sob orientação médica ou nutricional.
Se você ficou com alguma dúvida, pode deixar nos comentários que eu respondo para você. Espero que tenha gostado e até a próxima!
E aí?
Fonte: Tomar Creatina causa pedra no rim? Médico de rim explica | Dr Tiago Guirro por Dr. Tiago Guirro – Urologista