Pular para o conteúdo

Descubra as 3 principais causas de gases intestinais.

Sintoma de Distensão Abdominal e Excesso de Gases

Olá, meu nome é Ricardo Magalhães, trabalho no Instituto do Aparelho Digestivo e hoje vamos conversar um pouquinho mais sobre o sintoma de distensão abdominal, que nós chamamos também como ímpar chamamento, a sensação de estar com estômago inchado e o excesso na produção de gás que está muito relacionado a este sintoma.

Em uma primeira discussão, nós conversamos sobre as intolerâncias alimentares, intolerância à lactose, intolerância ao glúten, intolerância frutose, como causas do excesso de produção de gases e de distensão abdominal.

Há outras causas extremamente frequentes, como:

  • O paciente que apresenta este tipo de sintoma e muitas vezes está estressado, angustiado com problemas pessoais e isso é muito comum de acontecer, e muitos pacientes acabam apresentando sintomas do aparelho digestivo como diarreia, dor abdominal, distensão abdominal, gases, sintomas esses que podem se estar relacionados a situações emocionais as situações de stress é claro. Esse diagnóstico é um diagnóstico que chamamos de exclusão, ou seja, é necessária a investigação de outras causas orgânicas por sintoma, mas no momento em que o paciente é investigado e nada é encontrado e o paciente está passando por um problema, uma situação angustiante de stress, essa é muito provável a causa dos sintomas.
  • Outra situação que muito comumente gera um excesso de gases é um excesso da ingestão de fibras. Longe de mim dizer que fibra é ruim, a fibra é muito boa para o aparelho digestivo por bom funcionamento, traz várias vitaminas e sais minerais no organismo, mas um efeito adverso muito comum da ingestão de fibras exagerada é o aumento da produção de gases. Alguns pacientes ao longo do tempo, dessa ingestão exagerada, acabam se adaptando, o aparelho digestivo se adaptar a essa nova situação e tudo volta ao normal. Outros pacientes, enquanto estão ingerindo uma quantidade excessiva, acabam gerando muitos gases, uma frequência evacuatório também exagerada, podendo gerar até em algumas situações um pouco de desconforto abdominal.
  • Uma terceira situação extremamente comum que gera distensão abdominal, gases em excesso é a constipação, ou seja, o paciente que não consegue evacuar com regularidade, que tem dificuldade em ir ao banheiro, que tem uma frequência evacuatória muito pequena e evacua uma ou duas vezes por semana, ele acaba gerando, por esse motivo, um excesso na produção de gases, e isso gera sintomas e desconforto abdominal, distensão, enfim. É um sintoma que deve ser corrigido, a sua causa deve ser investigada, porque na grande maioria das vezes, nós localizamos essa causa e conseguimos corrigir, melhorando a vida dos pacientes.

Fonte: 3 causas muito comuns dos gases intestinais por IAD – Instituto do Aparelho Digestivo