Oi pessoal, tudo bem? Se você tem Rosácea, você já deve ter percebido que quando ingere alguns tipos de alimento, a lesão de pele pode aparecer e, se você estava controlado, ou então em surto, pode ser piorado. A gente chama de lista de alimentos gatilhos. Mas por que isso acontece? Isso porque a Rosácea faz parte do grupo de doenças relacionadas ao eixo cérebro-intestino e pele, que a gente descobriu algum tempo, dando à relação desse eixo. O que a gente entende é que alterações que acontecem em uma dessas partes, como por exemplo ansiedade ou depressão com liberação de fatores hormonais e inflamatórios, podem impactar em outra região do nosso organismo, como a pele ou nosso intestino. Ou então, alterações intestinais como disbiose, colite, presença de H pylori, podem alterar nossa pele e também nosso cérebro, e assim vice-versa. E esse eixo está interligado.
Então, a gente entende que a Rosácea faz parte dessas doenças. Ela é uma dor a Vitória crônica. Existe um fator neurológico levando à vasodilatação ali na região. Existe a participação de microorganismos em sã da nossa microbiota. E aí, de ácaros como demodex e também de bactérias como os estavam aqui de me diz e vários outros fatores que a gente vem avaliando. A gente entende que fatores gatilhos que vão alterar um desses fatores, como por exemplo, aumento da temperatura, exposição solar, podem desencadear ou piorar a Rosácea, e também nos alimentamos. O grupo de alimentos que pode desencadear Rosácea, eles podem interferir em alguma parte desses mecanismos, em algumas substâncias, como capsaicina e cinema aldeído, estão relacionadas a isso.
Por isso, pacientes com Rosácea podem ver piora da sua pele ingerindo alimentos como café, chocolate, pasta de tomate, alimentos cítricos, canela e bebida alcoólica. Já estudo esse recentemente dietas associadas a melhora das leis a Rosácea através de alimentos pré-bióticos, como por exemplo, banana, aveia, linhaça, aspargos, espinafre, couve, ervilha, ômega 3, que está presente nos peixes, e também alimentos ricos em zinco.
Ou seja, a alimentação impacta de maneira direta a saúde da nossa pele. Por isso, é importante quando a gente atende os pacientes com Rosácea, não apenas avaliar a parte dermatológica, instituir o tratamento direcionado para pele, mas também individualizar nossa conduta e entender todo o hábito desse paciente, incluindo o seu hábito alimentar, para que dessa maneira a gente consiga ter um sucesso terapêutico na sua queixa. Se você tem alguma dúvida referente a Rosácea ou alimentação relacionada à Rosácea, escreve aqui para mim que eu vou ficar feliz em te respondendo.
Fonte: Veja os alimentos que pioram e os que melhoram a rosácea por Dr. Giorelli