Olá pessoal, hoje eu vim falar com vocês sobre um tema muito bacana de um estudo que saiu recentemente sobre melatonina e zumbido.
Nesse estudo, eles avaliaram o plasma de pessoas que têm queixa de zumbido e perceberam que esses pacientes não produzem este hormônio. Isso é muito importante e eu fiquei feliz porque esse hormônio foi o meu tema de mestrado.
A melatonina, além de ser defendida como indutora do sono, também é muito importante. Ela é a responsável por dizer para o seu corpo que é noite. Quando não produzimos melatonina, temos um desequilíbrio hormonal na presença de luz, principalmente pelo horário.
Os pacientes que não produzem melatonina vão ter mais dificuldade com sono e não vão entrar no processo de sono profundo. Isso pode afetar a tranquilidade da mente e prejudicar o bem-estar no outro dia.
Para os pacientes que têm zumbido, uma dica muito especial é pedir para o médico para dosar e solicitar a melatonina para ver se eles não estão tendo falta dela. É importante desligar as luzes e diminuir o acesso a telas azuis para que o corpo comece a produzir a melatonina.
Saber que, na presença de luz, ela é induzida, então desligue ou diminua para que você comece até um pouquinho mais de produção. Mais para frente, teremos muitos estudos ainda falando sobre isso. A melatonina além de ser um indutor do sono possui um papel importantíssimo em nosso corpo e pode ser um anti-inflamatório em situações de desequilíbrio e inflamações.
Espero que vocês tenham gostado. Qualquer dúvida, estou à disposição.
Fonte: MELATONINA E ZUMBIDO por Cintia Fadini