Pular para o conteúdo

Entendendo a Esquizofrenia em 5 minutos

Olá, tudo bem? Eu sou Dr. Luís Brites, neurologista infantil da Neuro Saber. Hoje vamos falar de um assunto muito importante: a esquizofrenia.

Você já ouviu falar sobre isso? A esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico muito importante de ser conduzido e diagnosticado. Ela ocorre entre 100 pessoas, sendo mais comum no final da adolescência e início da fase adulta, mas pode ocorrer na infância também, especialmente nos últimos dez anos de vida.

Algumas crianças podem ter sintomas de esquizofrenia nos primeiros cinco a seis anos de vida, mas é bem mais raro. Mesmo assim, é importante estar atento e fazer o diagnóstico mais cedo possível.

Mas o que é esquizofrenia? A esquizofrenia se caracteriza por um transtorno psicótico que leva o indivíduo a ter sintomas de desorganização mental enorme, levando-o até mesmo a atitudes fora da realidade, discursos fora da realidade, visões fora da realidade, trazendo para o meio das pessoas assuntos que não têm nada a ver com a realidade, julgamentos formas de analisar as coisas muito além do seu contexto ou muito além da capacidade de perceber o que é real e o que é fantasioso.

A esquizofrenia pode vir com sintomas negativos, como delírios, alucinações e desorganização do pensamento e do comportamento. Os sintomas negativos se caracterizam pelo isolamento social progressivo. A pessoa passa a perder a capacidade de demonstrar afetividade e passa a querer ficar cada vez mais dentro de si mesma e do seu próprio mundo, ficando dentro do quarto e não querendo sair, e não querendo mais ter contato adequado com as pessoas.

Os delírios são formas que a pessoa tem de se expressar que são totalmente fora da realidade, julgando situações fora da realidade e trazendo assuntos fora da realidade. As alucinações são formas de perceber as coisas visualmente e auditivamente que não existem ou ver coisas que não existem, e a desorganização do pensamento e do comportamento leva o indivíduo a ter dificuldades de cumprir tarefas do cotidiano e falar as coisas com coerência, ou seja, rapidamente e de forma muito fácil as pessoas começam a perceber que esse indivíduo começa a ter discursos e formas de convívio com as pessoas totalmente fora da realidade.

A esquizofrenia é um transtorno que exige tratamento interdisciplinar, incluindo tratamento psiquiátrico, tratamento psicoterápico, apoio e suporte da escola para que ele possa conduzir-se bem no ambiente social e acadêmico, e em situações mais graves, terá apoio de enfermagem e apoio mais especializado de corpo clínico.

É dentro da área de psiquiatria que o tratamento mestre a esquizofrenia é o uso crônico e contínuo de medicações, bem como suporte psicológico e psicossocial.

Então, veja a importância da gente identificar e poder realmente perceber no ambiente pessoas, crianças, adolescentes e adultos com sintomas de esquizofrenia. Gostaram do assunto? Acharam interessante? Muito bem, vá lá na nossa página Neuro Saber ou na página Entendendo Autismo.

Veja, faça uma visita lá, pegue esse vínculo e compartilhe com seus amigos e com pessoas propriamente profissionais ou da área clínica ou da área escolar que precisam conhecer um pouco mais desse conteúdo.

Um grande abraço.

Fonte: O que é Esquizofrenia? | 5 Minutos por NeuroSaber