A Parati Elba faz exercícios e tem muitas cãibras nos pés. Mas afinal, você sabe o que é a cãibra? Ela ocorre quando um nervo está disparando estímulos demais para o músculo, fazendo com que ele tenha uma contração em excesso, resultando em uma contratura. Contrariando o que se pensa, as cãibras não são causadas pela falta de potássio ou pela falta de comer banana, mas sim pelo esforço que causa um estímulo excessivo do nervo, levando a uma contração muscular intensa.
Então, o que fazer para amenizar as cãibras? Uma dica é dobrar os joelhos e soltar os pés para um lado, de forma que a coluna lombar possa abrir e aliviar o nervo ciático, ou ainda, deitar e colocar as pernas para cima para alongar o ciático. Durante a noite, a pessoa pode ter câimbras noturnas ao acordar de madrugada, que ocorrem pois a posição da coluna, fechada durante o dia, leva a um aperto do nervo ciático que causa as cãibras. Assim, quando a coluna se abre durante a noite, o nervo ciático fica livre e começa a disparar estímulos involuntários para a musculatura, causando dor.
É possível perceber o efeito da gravidade na coluna medindo a altura da pessoa pela manhã e à noite. Durante o dia, o corpo perde altura devido ao esforço de manter a contração muscular para combater a gravidade, fazendo com que a coluna se feche e se perca altura. Já à noite, a ação da gravidade faz com que o corpo se espalhe e volte a ganhar altura. Por isso, é comum que as pessoas acordem com uma altura diferente em relação à medida feita pela manhã.
Se você sofre com cãibras recorrentes, tente adicionar alguns exercícios de alongamento e fortalecimento muscular à sua rotina. Caso as cãibras persistam, é importante procurar um médico para uma avaliação mais precisa.
Fonte: Cãibras na madrugada ou na atividade física. por VIVA SEM DOR