Pular para o conteúdo

Entrevista com o Dr. Eduardo Moraes sobre Câncer de Esôfago – Vídeo Completo

O que é o esôfago?

O esôfago é o tubo que leva o alimento da boca até os pés. Ele começa na garganta, atravessa todo o tórax e termina na região epigástrica, popularmente conhecida como boca do estômago.

O que é o câncer de esôfago?

O câncer de esôfago é o crescimento desordenado das células que revestem o esôfago. Existem dois tipos principais: o carcinoma de células escamosas, que envolve os primeiros dois terços, e o adenocarcinoma, que acomete o terço final do esôfago.

O que causa o câncer de esôfago?

Os principais fatores causadores do câncer de esôfago são o cigarro, a bebida alcoólica em excesso, a obesidade e o refluxo gastroesofágico.

Quais são os sintomas mais comuns de câncer de esôfago?

Os sintomas mais comuns de câncer de esôfago são a dificuldade para engolir alimentos sólidos, que progride até os líquidos, podendo causar vômitos ou engasgos após a alimentação, perda de peso e vômitos com rastro de sangue.

Como diagnosticar o câncer de esôfago?

O diagnóstico do câncer de esôfago é feito através da endoscopia, que é um procedimento que introduz um tubo com uma câmera na ponta. Além de visualizar o tamanho e a localização da lesão, permite ser removido um pequeno fragmento, o que chamamos de biópsia. É através da biópsia que confirmamos o diagnóstico de câncer e definimos o tipo de tumor.

Como é feito o estadiamento do câncer de esôfago?

Após o diagnóstico do câncer que é feito através de biópsia, o segundo passo é definir o chaveamento, ou seja, a extensão da doença. Para o estadiamento, além das informações oriundas da endoscopia, são solicitados exame de sangue, tomografia do tórax e abdômen, em alguns casos o traqueobroncoscopia, um PET-CT e ultrassonografia dos linfonodos. O PET-CT avalia todos os órgãos e ajuda a afastar falso-positivos. A broncoscopia é indicada para tumores que envolvem a árvore respiratória.

Quais as modalidades de tratamento do câncer de esôfago?

Existem três tipos principais modalidades para o tratamento do câncer de esôfago: cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Elas podem ser usadas isoladamente ou em combinação, dependendo da extensão da doença.

Como é feito o tratamento do câncer de esôfago?

O tratamento também depende da localização e da extensão da doença, tipo de lesão microscópica, e das condições do paciente, como a idade e doenças associadas, e da experiência e disponibilidade de tratamentos. Para aqueles pacientes com doença muito superficial, ou seja, restrita à mucosa, a remoção da lesão por endoscopia ou por cirurgia pode ser o suficiente. Para lesões mais avançadas, que se restringem à parede do esôfago, a cirurgia isolada ou precedida de combinação de radioterapia associada à quimioterapia podem ser a melhor opção. E em centros com experiência no tratamento destes tumores do tipo células escamosas, que desaparecem completamente após o tratamento combinado de rádio e quimioterapia, a cirurgia pode ser evitada. Já os casos com doenças avançadas, que se estendem para outros órgãos, o tratamento é à base de quimioterapia.

O que fazer para prevenir o câncer de esôfago?

Em primeiro lugar, não fume, beba em excesso, evite obesidade e trate o refluxo gastroesofágico. Tenha uma dieta rica em frutas e verduras e faça acompanhamento regular com seu médico.

Fonte: Vídeo Completo Dr. Eduardo Moraes – Série Câncer de Esôfago por NOB Bahia