Pular para o conteúdo

Cisto sinovial na coluna vertebral: causas, sintomas e tratamento.


As saudações!
Meu nome é Rafael, sou médico radiologista. Neste vídeo para estudantes e profissionais da área de saúde, vamos conversar sobre este exame.
Temos aqui uma ressonância magnética da coluna lombar, sagital t1, sagital t2 e axial t2. Observem, isso nos ajuda a ter um diagnóstico mais preciso.
Se você tem algumas irregularidades nas placas terminais, em alguns pequenos nódulos de desmor no sagital t2, você tem desidratação de todos os discos visualizados, em abaulamento discal posterior em múltiplos níveis, comprimindo a faixa anterior dos aculturais.
E você observa aqui no nível E5, uma imagem cística, veja, uma imagem oval com a porção externa delimitada por uma cápsula que tem por sinal e o centro líquido com hiper-sinal. Quando você faz o corte no plano axial, veja aqui no plano oficial, nós vemos aqui essa imagem cística que é encapsulada em uma cápsula com hiper-sinal em t2 e o centro líquido com hiper-sinal em t2.
Observe desse outro lado para termos um efeito comparativo. Aqui está o ligamento amarelo, essa faixa escura é o ligamento amarelo que está dispensado. Aqui está a articulação interna, por frisar aqui o espaço particular onde contém líquido e cartilagem. Desse outro lado, tem espaço articular e o ligamento amarelo.
Então, isso aqui na verdade é um cisto formado por uma herniação da sinóvia dessa articulação aci-9 que recobre essa articulação. Ela acumula líquidos e forma esse cisto que, estando dentro do canal vertebral, comprime as estruturas que estão aí trafegando no canal.
Por exemplo, veja que esses pontos são as raízes nervosas da coluna que estão comprimidas e deslocadas pelos estilos visuais. Ok, então temos aí um cisto sinovial da articulação inter-apofisária.
Então, neste vídeo, era isso. O objetivo era mostrar uma imagem muito típica desses cistos sinoviais da articulação interna. Além disso, podemos ver aqui alterações degenerativas dos discos intervertebrais em múltiplos níveis.
Obrigado e até o próximo vídeo.
Fonte: Cisto sinovial espinhal por Jezreel