Pular para o conteúdo

Zumbido Somatossensorial: Causas, Sintomas e Tratamentos.

Na mitologia somato-sensorial, você sabia que nos seus músculos, ligamentos e articulações temos um sistema complexo intrigado de neurônios sensoriais? E esse sistema se comunica com áreas da Via auditiva, em especial o núcleo coclear dorsal. Logo, imagine uma rede elétrica que vai comunicar o seu ouvido, cérebro e músculos, ligamentos e articulações. Então, nós temos essas conexões que ficam quietinhas, mas se você foi lá e fez um procedimento dentário por quatro horas com a boca aberta, pode entender algumas do pescoço e eu não sabia sobre o sismo. Sempre dor no pescoço, nunca fez nada para melhorar e sempre pressionado com uma tensão da musculatura cervical, você aciona uma dessas conexões e vai levar aos zumbidos somato-sensoriais.

E quais são as características desse zumbido? Geralmente, ele é de um lado só, muda o jeitão dele, pronto, intensidade como características. Conforme você aperta os dentes, vou comprar um possível pescoço, aperta um músculo ao redor do ouvido ou abre a boca com movimento dos olhos. Essa é a grande característica que você deve prestar atenção, se ele muda o jeitão dele. Não tem características como as intensidades e a coluna de seis por cento do paciente vai trazer essa informação para o médico. Então, o médico vai fazer algumas manobras e você vai perceber se suas orelhas vão mudar o jeitão dele. Isso é extremamente importante para identificarmos o zumbido somato-sensorial.

O tanto de cotão de cabeça, pressão, trapézio, então eu já tenho um caso bem interessante. Uma paciente que era tinha um zumbido bilateral secundária a perda de audição, mas um belo dia ela acordou com torcicolo, levando uma piora e um zumbido de um lado, uma assimetria diante da simetria que acontece uma hora para outra, associado a alguma coisa muscular ou ligamentar ATM, por exemplo. Devemos pensar na associação do zumbido somato-sensorial nesses casos. Então, é de fundamental importância sua torre entender qual é o principal tratamento. Um fisioterapeuta que saiba lidar com esse problema é de fundamental importância, porque ele vai fazer uma série de manobras manuais, agulhamento, a seco, trabalhar gatilho, entre outras abordagens.

Então, se você tem bruxismo, trate com algum Dentista, trabalho Olá tudo que usamo buco-maxilo no início do quadro. Você deve se beneficiar de alguns medicamentos como relaxantes musculares. Se você é sedentário, movimento que faça alguma coisa, você tem dor na coluna, faça pilates, alongamento. Muito seu estilo de vida e trate a sua ansiedade. Caso você esteja sempre tenso, a cultura é sempre bem-vinda.

Se gostou desse vídeo, compartilhe e não esqueça de dar o like e se inscrever no canal.

Fonte: Zumbido Somatossensorial por Dr Bruno Taguchi – Otorrino em Campo Grande -MS