Pular para o conteúdo

Ciprofloxacino: Funcionamento e uso em tratamentos médicos.

E você sabe como ciprofloxacino funciona no seu corpo? Quais são as doses, as indicações e os efeitos colaterais? Então vem comigo nesse vídeo que eu vou falar para vocês tudo isso. É importante lembrar que o uso de prescrição de antibióticos deve ser feito pela indicação médica. Esse vídeo traz informações teóricas e práticas, e aqui temos um importante guia indicado para o tratamento.

Olá pessoal, eu sou o Doutor Júlio Marçal, sejam muito bem-vindos ao meu canal. No vídeo de hoje, a gente vai conversar sobre a medicação ciprofloxacino, um tipo de antibiótico muito utilizado nos dias atuais.

Mas antes de começar o vídeo, peço para você deixar seu like, se inscrever no canal e me seguir nas redes sociais. Então, vamos lá?

O ciprofloxacino é um antibiótico da classe das quinolonas, e esse tipo de antibiótico atua bloqueando a síntese de DNA bacteriano, sendo um potente bactericida. As principais indicações para uso dessa medicação são para infecções do trato urinário, das genitais (incluindo algumas DSTs), de partes moles, articulações, ossos, trato gastrintestinal (incluindo algumas infecções intestinais) e algumas infecções por bactérias do tipo pseudomonas. Ela é pouco utilizada para infecções do trato respiratório, porém em algumas ocasiões, dependendo da indicação médica, ela pode ser utilizada com sucesso.

As doses para pacientes adultos oscilam bastante e tudo vai depender do que está sendo tratado, mas usualmente ela vai ter de 500mg de 12 em 12 horas, e o tempo de uso também vai auxiliar muito, tanto em dose única, ciclo de 3 dias, 7 dias, 14 dias ou até mais do que isso, como eu disse antes, dependendo do que está sendo tratado, do tipo de bactéria que está sendo abordado, com a região que está sendo tratada.

Essa medicação pode ser tomada com ou sem refeições, e de preferência, tem que ser ingerida inteira, mas o estômago vazio vai acelerar a absorção dessa medicação; porém, o estômago cheio não interfere no efeito final da medicação.

Agora, uso de antiácidos ou medicações que contenham cálcio, ferro, magnésio ou alumínio, isso sim vai prejudicar a absorção dessa medicação. Então, se você utilizar medicações ou vitaminas contendo isso, o ideal é você tomar a medicação uma hora antes de ingerir esses outros tipos de medicações, ou quatro horas depois, isso porque essas substâncias reduzem a absorção do ciprofloxacino.

Os efeitos colaterais mais comuns são náuseas, vômitos e, às vezes, pode acontecer vermelhidão na pele, coceira e outros sinais de alergia. Se esses sinais acontecerem, o ideal é você parar a medicação e informar o seu médico para ver quais providências que você pode tomar. Se você vai parar e vai trocar essa medicação, ou se pelo risco-benefício, vai ser mais interessante manter o tratamento até o final. Mas, com certeza, sempre com acompanhamento e indicação do seu médico.

Outro ponto importante é que as quinolonas devem ser utilizadas com muita cautela em pacientes cardiopatas que estão utilizando antiarrítmicos, isso porque essa medicação pode prolongar o intervalo QT no eletrocardiograma, e sabemos que isso era um risco para arritmia.

Também sabemos que as quinolonas não costumam ser indicadas para crianças e adolescentes, isso porque esse tipo de medicação pode lesar a cartilagem de crescimento. Então, se for preciso uso dessa medicação, o tipo de paciente tem que ser muito bem indicado e muito bem acompanhado por um médico.

E outra coisa que pode acontecer, só que é muito, muito raro, é o risco de ruptura de tendões; isso é associado à classe das quinolonas. Precisamos ter um pouco mais de atenção em pacientes idosos e que usam corticoides; isso pode acontecer nas articulações dos ombros e no tendão de Aquiles. Mas, como eu falei, isso é muito, muito raro. E, essa medicação, ela não é indicada para gestantes e lactantes; ela pertence à classe C daquela lista de fármacos não indicados para a gestação.

Então, pessoal, espero que vocês tenham gostado desse vídeo. Espero que ele tenha sido bastante esclarecedor para todos vocês. Não se esqueçam de compartilhá-lo, não se esqueçam também de se inscrever no canal, deixar seu like nesse vídeo, me seguir lá nas redes sociais, e deixar um comentário. Um grande abraço e até os próximos vídeos.

Fonte: ciprofloxacino como funciona? por MedTV – DrJulioMassao