Pular para o conteúdo

Escabiose infantil: sintomas, tratamentos e prevenção

A sarna humana

Olá pessoas lindas!

Vamos começar mais um vídeo e hoje vamos falar de um assunto que eu tenho certeza que muitas informações que eu vou falar hoje vocês não sabiam. Vamos falar sobre a sarna ou escabiose, a famosa sarna humana.

Já comece compartilhando, se inscrevendo no canal, ativando sininho, deixe seu comentário e, se realmente você sabia sobre esse assunto como falar hoje e lógico, deixa o seu like.

O que é a sarna humana?

A sarna ou escabiose é uma ectoparasitose humana causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei. O contágio se dá somente entre humanos, ou seja, a sarna pega de uma pessoa para outra pessoa por contato direto com essa pessoa, roupas dessa pessoa ou objetos contaminados e luvas. O contato deve ser prolongado para que ocorra realmente a contaminação. A contaminação ocorre em qualquer faixa etária, em ambos os sexos, independentemente de raça ou hábitos pessoais.

  • O contágio se dá somente entre humanos
  • A contaminação ocorre em qualquer faixa etária, em ambos os sexos, independentemente de raça ou hábitos pessoais

Por exemplo, a fecundação do ácaro ocorre na superfície da nossa pele e logo após o macho morrer, a fêmea penetra na pele humana cavando um túnel na nossa pele por um período aproximadamente de 30 dias e nesse túnel, depois desse período, ela deposita seus ovos e quando esses ovos eclodem, automaticamente será liberada às larvas novas do ácaro. Essas larvas retornam à superfície da pele e assim completa o seu ciclo evolutivo. E então, uma bola de neve começa a se reproduzir, cavar mais túneis, se reproduzir e aí a sarna começa a se espalhar. Esse processo de maturação demora mais ou menos por volta de 21 dias.

Animais não transmitem a sarna humana

Agora vem a informação mais importante: animais como gatos e cachorros não transmitem a sarna humana. A sarna humana tem a transmissão de pessoa para pessoa.

  • Animais como gatos e cachorros não transmitem a sarna humana
  • A sarna humana tem a transmissão de pessoa para pessoa

Sintomas da escabiose

Como são sintomas, o que se manifesta então? A manifestação clínica decorre da movimentação do ácaro nesses túneis na pele e também pela grande parte da hipersensibilidade da pessoa comprometida. O principal sintoma da escabiose é a coceira e essa coceira é sentida principalmente à noite. As principais lesões que o ácaro causa são nas extremidades da pele e em alguns lugares podem formar algumas bolinhas com líquido dentro. Essas lesões aparecem principalmente entre os dedos, axila, nas partes do punho e segue para a mão. Também são comuns nas auréolas e genitálias. A cabeça sempre é poupada, então já para entender, não coça a cabeça. A coceira no corpo é mais à noite. As escoriações, os machucados na pele, são frequentes devido ao ato de coçar.

  • O principal sintoma da escabiose é a coceira, que é sentida principalmente à noite
  • As principais lesões que o ácaro causa são nas extremidades da pele e em alguns lugares podem formar algumas bolinhas com líquido dentro
  • Essas lesões aparecem principalmente entre os dedos, axila, nas partes do punho e segue para a mão. Também são comuns nas auréolas e genitálias
  • A cabeça sempre é poupada, então já para entender, não coça a cabeça

Tratamento e prevenção

O tratamento consiste em medicamentos tópicos, em que são as pomadas em todos os locais e coletivos pela esses túneis e o mundo também de medicamentos orais. A escolha desse tratamento vai depender das características da doença em cada paciente e também claro de suas condições gerais de saúde, portanto, que o tratamento é individualizado para cada paciente. Então, consulte sempre o seu médico.

A prevenção consiste basicamente em evitar contato com pessoas de roupas contaminadas. Uma vez detectado um paciente com escabiose, todas as pessoas na casa que têm contato com esse paciente também deverão ser examinadas e tratadas. Porque aí, nesse determinado momento, a gente consegue tratar todo mundo, acalmar a doença naquele ambiente e interromper a cadeia de transmissão. Ou seja, roupas de cama têm que ser trocadas diariamente, lavadas e passadas com o ferro quente e evitar também a troca e toalhas, roupas ou outros objetos pessoais.

Conclusão

A característica da escabiose ou sarna humana é coceira noturna. Atenção à mão, genitália, axila, são muito comuns. Se seu filho tem uma coceira que não melhora nunca, se seu filho tem as características desse tipo de doença, que eu também vou deixar algumas fotos para vocês verem, se essa coceira de fez inúmeros tratamentos e não melhora, do navio, leozinho, pega do nada, o pai, a mãe ou alguém da família pega, também pode ser esse ácaro. Consulte o seu médico e sempre fique atento sobre parasitose. É muito importante!

Este foi o vídeo de hoje. Espero que tenham gostado. Beijo, tchau e até a próxima!

Código:

Fonte
SARNA, também conhecida como ESCABIOSE! #Pediatria por Pediatria Bem-humorada