Pular para o conteúdo

Pneumonia Infantil: Dicas para prevenção, cuidados e tratamento.

A Pneumonia: Prevenção, Cuidados e Tratamento

Hoje vamos falar sobre um assunto que gera muita dúvida e insegurança nas mães, principalmente nas viradas de tempo: a pneumonia. Logo após a vinheta, eu vou dar detalhes sobre esse assunto, falando sobre prevenção, cuidados e tratamento.

A pneumonia é uma doença que sempre gera medo nas famílias. Inicialmente, a criança pode começar com uma gripe, uma virose que pode ser auto-limitada e melhorar. Ou, em algumas crianças, no quadro de febre, tosse pode persistir e essa criança evoluir para uma pneumonia. A maioria das pneumonias é viral, e o tratamento é a hidratação, cuidados sintomáticos. Mas a gente sempre tem que estar atento às fininhas bacterianas que são as pneumonias que precisam efetivamente de tratamento com antibiótico.

É importante a gente pensar nos sintomas principais das pneumonias, que são tosse, febre, irritabilidade, e a gente observa nos lactentes e crianças menores de três anos alguns sintomas que são mais inespecíficos, porque nem sempre essa criança consegue dizer o que está sentindo. Com a criança fica mais irritada, mais chorosa, às vezes recusa mamada, febre persistente, tosse. E é uma coisa que a gente tem que estar bem atenta e pedir para o pediatra avaliar, porque as crianças maiores de três anos elas já conseguem definir melhor o que elas sentem. Muitas crianças, inclusive, sentem enjoo e dor abdominal, porque é como se a secreção ela engolisse e desce algum jogo na criança. Às vezes a criança sente dor torácica, ela tem a respiração mais ofegante, dificultosa, ela pode ter uma febre persistente também, tem diminuição do apetite, prostração. É aquela criança que não quer brincar, não quer fazer nada. Então, é sempre bom observar as nossas crianças quando a febre baixa, porque geralmente num quadro viral, quando a febre baixa, a criança está mais bem disposta. E nas infecções, hoje, ela fica sempre mais frustrada.

Sempre procure atendimento pediátrico ou pedir ajuda de sua confiança, um serviço de urgência que têm atendimento 24 horas. Chegando o atendimento pediátrico, o pediatra vai examinar. Normalmente, a gente faz o diagnóstico de pneumonia de forma clínica, no exame físico da criança. Mas em alguns casos, a gente pede um raio x de tórax para visualizar o que nós estamos a uns condição do bb no isabe, isso também é importante.

Prevenção

  • Vacinação pneumocócica e anti hemófilos – previnem contra meningites e formas graves de pneumonia.
  • Aleitamento materno – ajuda na imunidade das crianças.

Lembre-se, vacinação em dia.

Cuidados e Tratamento

Repouso é muito importante. E eu sempre lembro que criança com febre não deve ir à creche ou escola, porque a gente acaba contaminando outros coleguinhas. Antibiótico adequado pela faixa etária. O pediatra está capacitado para saber o antibiótico ideal para os bebês até dois meses, para os bebês entre dois meses até os bebês mais velhos, nós sabemos que acima de cinco anos a gente tem que pensar em pneumonias atípicas e nessas crianças a gente dá preferência aos macrolídeos que são a eritromicina claritromicina. Nas crianças entre dois meses e cinco anos, é principalmente o pneumococo e sempre a primeira escolha é amoxicilina, mas o seu pediatra sempre vai te orientar qual é o melhor antibiótico, melhor tratamento sintomático, nebulização, cuidados de higiene, hidratação e boa alimentação. Isso tudo vai fazer com que a sua criança melhore rápido e fique curada 100% para voltar a brincar, passear, frequentar escolas e brincadeiras ao ar livre, que toda criança precisa.

Se você ainda tem algumas dúvidas sobre pneumonia, deixe as perguntas aqui. E se você quiser sugerir também algum tema, estou à disposição. Obrigado.

Fonte
Pneumonia Infantil | Prevenção, cuidados e tratamentos por Dra. Marcia Mizrahy