Pular para o conteúdo

Sintomas e tratamentos para o Câncer de Tireóide pelo Dr Jônatas Catunda.



Câncer de Tireóide: Sintomas e Diagnóstico – Canal Tiroid

Câncer de Tireóide: Sintomas e Diagnóstico

Dona garganta, dor no pescoço? Será que esses são os sintomas do câncer de tireóide? Multiplicar esse vídeo!

Olá, eu sou doutor Jonas Catunda, cirurgião de cabeça e pescoço e criador do Canal Tiroid, onde você vai encontrar informações sobre as doenças da tireóide, em uma forma clara e fácil de entender. Se você não está inscrito, considere se inscrever para não perder nenhum dos próximos vídeos aqui no canal.

O câncer de tireóide é uma doença que raramente causa sintomas. Na maioria dos pacientes, eles não sentem nada e fazem o exame de rastreio quando detectam um nódulo suspeito. Então, a função descobre que câncer e faz o tratamento.

  • Um dos sintomas mais comuns quando há sintomas é o aparecimento de um nódulo visível ou palpável na região da tireóide.
  • O câncer de tireóide quando é palpável, é uma lesão endurecida, uma lesão fixa que indica a que a pessoa faça um ultrassom. E a pessoa vai fazer toda a investigação, o pessoal na função e talvez cirurgia.
  • A presença de rouquidão: às vezes, o câncer de tireóide pode invadir o nervo que eleva as cordas vocais e a corda vocal fica paralisada. Nesses casos, a indicação é fazer o exame de laringoscopia. E toda pessoa que tem uma rouquidão que não melhora ou rouquidão persistente que não melhora ou que tem um nódulo visível no pescoço, tem que fazer um chope e deve fazer também o pessoal do pescoço transformar a ilha.
  • A dificuldade de engolir: às vezes, uma lesão na tireóide cresce tanto que comprime o fogo e a pessoa fica com dificuldade de engolir. E às vezes isso pode ser relacionado a algum câncer da tireóide.
  • A presença de metástases informais: algum caroço na região lateral do pescoço, endurecido fixo que não melhora e que continua sempre crescendo pode ser um sintoma de um câncer na tireóide. A lesão começou a atingir hoje e já se espalhou pelo formosa. Uma pessoa que ainda não detectou é por isso que deve fazer exames para checar por exames de rotina para identificar se tem alguma doença da tireóide.

Outros sintomas incluem exames de sangue, mas geralmente eles não detectam o câncer de tireóide para pacientes que têm algum nódulo suspeito de ser um câncer. O próprio câncer os exames são normais. A maioria dos pacientes exames de sangue só se alteram quando a pessoa tem hipotireoidismo ou hipertireoidismo.

No meu dia a dia, muitas vezes as pessoas chegam no meu consultório com dor na garganta e dor no pescoço, preocupadas e achando que estão com câncer de tireóide. A maioria das vezes esses sintomas como esse que melhora ou piora só ao crônico que a pessoa já tem há vários meses. Não tem relação nenhuma com as doenças da tireóide. Muitas vezes isso é causado pela doença do refluxo da acidez do estômago que só irrita a garganta, é a causa mais comum. Mas o paciente deve ser examinado, às vezes precisa fazer uma laringoscopia, às vezes precisa fazer um endoscópio, mas a maioria dos casos não fazem essa investigação para a doença do refluxo e acaba chegando pra mim com ultrassom da tireóide que encontrou um nódulo que não causa sintomas, muitas vezes um nódulo minúsculo, mas a pessoa se preocupa chamando que os sintomas que ela tem são causados por aquele nódulo, que aquilo pode ser o caso.

Fonte: Sintomas do Câncer de Tireóide | Dr Jônatas Catunda por Dr Jônatas Catunda – Cirurgia de cabeça e pescoço