Pular para o conteúdo

Ataxia cerebelar: causas, sintomas e tratamentos


E eu falei no vídeo passado que a ataxia pode ser classificada em cinco tipos. O mais conhecido é a ataxia cerebelar. Você sabe quais são as causas da ataxia cerebelar? Então continue vendo esse vídeo. Se você ainda não está inscrito no canal, inscreva-se e ative o sininho para saber sempre que entrar um vídeo novo.
E aí, pessoal, tudo bem? Eu vou falar hoje sobre a ataxia cerebelar, um assunto que é meu grande interesse. Foi tema da minha tese de doutorado há alguns anos e eu ainda não tinha gravado algum vídeo específico sobre isso.
Nós sabemos que a ataxia cerebelar pode ser causada por motivos esporádicos ou genéticos. Dentre as causas esporádicas, estão as causas infecciosas, presença de tumores no cerebelo, doenças autoimunes, algumas doenças desmielinizantes como esclerose múltipla, causas degenerativas, como Alzheimer ou Parkinson, e as doenças cerebrovasculares, como um AVC no cerebelo, tanto isquêmico quanto hemorrágico.
Também podem ser causas paraneoplásicas, ou seja, a ataxia é uma manifestação secundária e o tumor que está presente em outro órgão causa a ataxia. Causas tóxicas, como toxicidade por alguns medicamentos ou intoxicação por metais pesados e também algumas síndromes raras.
Enquanto isso, quando falamos de ataxia cerebelar de herança autossômica dominante, nos referimos como as ataxias espinocerebelares. Nesse caso, há sempre um familiar afetado. Elas podem acontecer tanto em homens quanto em mulheres e podem acontecer em até cinquenta por cento dos descendentes de um paciente afetado. Aqui no Brasil, o tipo de ataxia espinocerebelar mais comum é a ataxia do tipo 3 ou doença de Machado-Joseph.
Ela é comum em pessoas que têm ascendência açoriana. A doença de Machado-Joseph pode se manifestar com alterações da marcha, como ataxia de marcha e coordenação dos membros, alterações oculares e a pessoa pode ter sintomas extrassensores diversos como alterações cognitivas, espasticidade, distonia e muito mais.
Me contem se vocês conhecem alguém que tenha ataxia e vocês gostariam de saber mais sobre algum tipo específico. Deixem nos comentários que eu vou responder para vocês.
Fonte: Ataxia – saiba tudo sobre ataxia cerebelar por Dra. Adriana Moro – Neurologia