Pular para o conteúdo

Prevenção e Sintomas da Infecção Urinária – Dicas de Viver Bem


Infecção Urinária – Causas, Sintomas e Tratamentos

Oi oi pessoal, no vídeo de hoje vamos falar sobre uma doença que atinge até trinta por cento das mulheres: a infecção urinária. Vocês sabiam que as mulheres têm até cinquenta vezes mais chances de adquirir?

No vídeo de hoje eu vou contar a vocês quais as causas, sintomas e tratamentos. Aproveita e já deixa aquele like aqui para a gente e não esquece de se inscrever no canal para não perder nadinha.

E a infecção urinária geralmente acontece quando as bactérias atingem o canal onde passa a urina, a uretra. Isso pode acontecer por conta da proximidade do canal da uretra e do ânus e uma higiene inadequada ou relação sexual. Podem trazer infecção urinária no caso de crianças pode acontecer por causa do uso de fraldas, pois a umidade favorece o aparecimento da doença.

Então, é importante sempre trocar a fraldinha do bebê ou da criança assim que fizer xixi. Na gravidez, as gestantes também precisam ficar atentas, pois acontece uma compressão maior da bexiga devido ao crescimento do útero. Além disso, o sistema imunológico da gestante sofre modificações fazendo com que elas fiquem mais suscetíveis ao aparecimento da infecção urinária.

Mas, Ingrid, como eu sei que estou com infecção urinária? Alguns sintomas são bem comuns como:

  • Ardência ou dor ao urinar;
  • Sensação de bexiga sempre cheia;
  • Febre baixa;
  • Urina com cheiro forte;
  • Mal estar;
  • Dificuldade para segurar o xixi.

Se você perceber que está com algum desses sintomas por mais de três dias, é importante procurar ajuda de um especialista. Geralmente, nos casos mais leves o tratamento é feito em casa com antibióticos receitados pelo médico.

Agora que você já sabe os sintomas e causas… O importante é saber como prevenir, não é mesmo? Então, cuidados simples e que vão fazer toda a diferença:

  • Beber muita água, no mínimo 2 litros por dia;
  • Não prender a urina;
  • Fazer xixi sempre que tiver vontade e também após as relações sexuais;

Tudo isso ajuda na eliminação de bactérias e na prevenção da infecção urinária. Outras doenças também podem causar sintomas parecidos com da infecção urinária.

Aqui no blog a gente tem um post sobre esse assunto, é só clicar aqui.

E o mais importante é sempre procurar a orientação do seu médico ou de um profissional da área da saúde. Vou ficando por aqui e gostaria de deixar os nossos agradecimentos à Horo da Unimed Fortaleza, que nos ajudou com esse vídeo. Espero que vocês tenham gostado e aqui tem muito mais sobre saúde e qualidade de vida. Não esquece de se inscrever para não perder nadinha! Um beijo e até o próximo no canal.

Fonte: Infecção urinária: quais os sintomas e como prevenir? // Viver Bem por Unimed Fortaleza