Os dias estão mais quentes, estamos quase no verão, mas para quem sofre de bronquite, qualquer estação pode ser um perrengue. Por isso, a nossa primeira matéria de hoje vai mostrar quais são os principais sintomas e tratamentos para essa doença.
Segundo o IBOPE, 44% dos brasileiros apresentam sintomas de doenças respiratórias. No Brasil, a cada ano, morrem cerca de 40 mil pessoas em decorrência da DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), com uma bronquite.
A bronquite é uma inflamação da via aérea, ou seja, dos brônquios, e que ela acontece de forma aguda ou crônica. Na forma aguda, os sintomas aparecem de repente e são principalmente tosse com expectoração. Elas podem ser provocadas tanto por infecções como vírus, bactérias, assim como também alterações climáticas, e podem ter também componente alérgico.
Já a bronquite crônica tem uma característica assim mais peculiar, porque é aquele paciente tossidor crônico e geralmente ao tabagista. Ele confunde muito com o pigarro. Geralmente, é aquele fumante de muito tempo que tosse há vários meses ou há vários anos e ele associa tudo isso simplesmente ao cigarro.
Para buscar viver longe desses sintomas, Érico procurou ajuda para parar de fumar. Faz parte do programa de controle ao tabagismo do Hospital de Messejana, no Ceará, o primeiro do norte e nordeste a realizar transplante pulmonar. Ele conta quais são seus objetivos: “Parar com o cigarro por causa da minha saúde e eu tô pensando assim, mas na frente no meu futuro. E eu fiz um trabalho de conscientização pra poder ou é iniciativa de me procurar. Vou dançar quem realmente estava precisando de ajuda”.
Chegaram já não estava mais me satisfazem. Só tá fazendo mal. A atitude pra mim e pra cá com medo também de futuro próximo na via alguns do exame.
A bronquite crônica, especialmente provocada pelo tabagismo, essa não tem cura. O que existe é uma melhora da condição. Se a bronquite crônica não for tratada, ela poderá evoluir para uma situação de insuficiência respiratória crônica. O que é isso? É aquela situação em que o pulmão já perdeu muito a sua função e aí o paciente entra em sua essência respiratória crônica e ele poderá viajar depender do uso de oxigênio terapia contínua em domicílio e é uma situação realmente bastante grave.
Já a bronquite aguda felizmente tem cura. De todo modo, parar de fumar é regra e hoje existe esse tratamento para parar de fumar. Ele pode ser feito tanto de uma forma individual como em grupos e associado a isso existe um tratamento medicamentoso que hoje possibilita o fumante parar de fumar é de uma forma bem mais tranquila.
Hábitos saudáveis também devem fazer parte da rotina para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Fonte: Bronquite: sintomas e tratamentos – by Farmácias Pague Menos por Farmácias Pague Menos