Pular para o conteúdo

Prevenção e tratamento de otites recorrentes em crianças.


Olá pessoal! Hoje nós vamos falar sobre atitudes de repetição.
A otite de repetição é caracterizada pela ocorrência de três episódios de otite aguda em seis meses ou quatro em um ano, e acomete principalmente as crianças com até dois anos de vida. Essas infecções repetidas podem causar consequências graves na audição e no desenvolvimento da criança.
A principal causa de otite média de repetição é a presença de líquido crônico nos ouvidos, a chamada otite média serosa crônica. Nesses casos, não há sinais nem sintomas de inflamação aguda, porém a criança ainda pode se queixar de alteração na audição, pressão nos ouvidos e até dor.
Mas, doutora, porque o líquido fica parado no ouvido do meu filho? Isso ocorre devido a um canalzinho que todos nós temos ligando nariz com o ouvido, chamado tuba auditiva. Nas crianças, a tuba auditiva é mais curta e horizontalizada, o que favorece o acúmulo de líquidos.
Quanto à otite de repetição, existe a possibilidade de tratamento clínico com remédios, e na falha deste, ainda existe a chance de colocar um tubo de ventilação, um treininho que é locado fazendo um pequeno corte no tímpano, chamado timpanotomia.
A otite serosa crônica, quando não é prontamente diagnosticada, pode causar deficiência auditiva permanente na criança, atraso no desenvolvimento da fala, perfuração de membrana e até complicações infecciosas graves.
Como evitar as otites de repetição? Não tenha a saúde nasal do seu filho inadequada, promova a higiene nasal, evite o uso de chupetas e, se o seu bebê ainda usa mamadeiras, mantenha-nas na posição vertical, evitando assim o refluxo gastroesofágico e o acúmulo de líquido nos ouvidos.
Já sabe, ficou com dúvida? Entre em contato comigo e não se esqueça de se inscrever no meu canal no Youtube, acionar o sininho para receber as notificações. Espero que tenham gostado do conteúdo. Na próxima semana, aproveitando o período de programação de férias, vou falar sobre dor de ouvido no avião.
Espero que gostem! Abraço.
Fonte: Otites de repetição em crianças por Dra. Viviane Pandini