Pular para o conteúdo

Aposentadoria por invalidez para hipertensos: saiba seus direitos.


A hipertensão arterial, mais conhecida como pressão alta, pode impedir portadores da doença de receberem benefícios previdenciários. Neste vídeo, vamos dar dicas de como portadores de hipertensão arterial podem garantir seu benefício previdenciário.
Antes de tudo, é importante salientar que para receber um benefício previdenciário por incapacidade, é necessário que o segurado se submeta a uma perícia no INSS. Se o perito constatar que a incapacidade é total e temporária, o benefício concedido será o auxílio doença. Já se a incapacidade for considerada total e permanente, o benefício será a aposentadoria por invalidez.
Os requerimentos de auxílio doença ou aposentadoria por invalidez para hipertensão geralmente são indeferidos pelo INSS porque muitas vezes o segurado não apresenta um laudo médico consistente, que demonstre a existência da doença e seus sintomas.
Para conseguir o benefício, não basta comprovar a existência da doença. É importante também demonstrar que os sintomas da hipertensão arterial ou os efeitos colaterais dos medicamentos utilizados para tratá-la causam incapacidade para exercer a função que o segurado está habituado.
Alguns dos sintomas da hipertensão arterial incluem dores de cabeça, tonturas, visão turva, dores na nuca, sonolência e fraqueza. Por exemplo, um enfermeiro com visão turva pode não ser capaz de exercer a profissão, enquanto um motorista de ônibus com tontura também pode estar impedido de continuar trabalhando.
Ao comprovar a incompatibilidade dos sintomas com o trabalho habitual do segurado, ele provavelmente receberá o benefício auxílio-doença, de forma temporária, até que o tratamento seja realizado e esse sintoma não mais interfira na sua vida profissional.
Caso a hipertensão arterial cause outras doenças mais graves, como uma cardiopatia, por exemplo, a pessoa pode ter direito a se aposentar por invalidez.
Lembre-se sempre de comprovar a incompatibilidade dos sintomas ou doença grave com o trabalho habitual, e na hora da perícia, apresente um prontuário médico comprovando que você vem se submetendo a um tratamento médico por conta da hipertensão arterial. Isso ajudará no processo.
Fonte: APOSENTADORIA POR INVALIDEZ PARA QUEM TEM PRESSÃO ALTA por OC ADVOGADOS