Pular para o conteúdo

3 dicas para lidar com artrose na coluna.


Vamos falar de artrose na coluna hoje. Nós temos um número enorme de pessoas com artrose. Alguns têm dores momentâneas, outros acabam evoluindo para hérnia de disco e compressão nervosa, muita dor e limitações. O uso excessivo de medicamentos tentando aliviar a dor, como anti-inflamatórios e relaxantes musculares, tratamentos e mais tratamentos até que a pessoa vê na cirurgia a única solução.
Se você já passou por isso ou conhece alguém que esteja passando, me acompanha que eu vou trazer uma outra visão para vocês sobre essa história.
Artrose na coluna nada mais é do que o desgaste da cartilagem que forma os discos vertebrais. Só que as pesquisas mostram que 95% dos pacientes que fazem uma cirurgia na coluna não têm o alívio esperado das dores e continuam com muitas limitações. E porque será que isso acontece?
Olha só, a gente tem aqui o disco vertebral, essa parte da cartilagem que se desgasta pelo uso, pelos nossos hábitos. Nem isso tem a ver com a forma como você usa o seu corpo. E aí, a gente tem no centro desse disco vertebral o núcleo pulposo, e é esse núcleo que quando ele trava, e você fica passa 20, 30, 40 anos fazendo pressão no mesmo lugar da mesma forma, então esse disco ele recebe uma pressão mecânica muito grande e quando ele se rompe, esse núcleo pulposo que é uma substância gelatinosa que tem lá no centro da coluna, ele pode extravasar e aí que começa a dor.
Mas muitas pessoas com hérnia de disco não têm dor na coluna e outras pessoas com dor na coluna não têm hérnia de disco. O que está dizendo pra gente que não dá para olhar só o mecânico biológico. É importante, é bom saber sim, mas você tem que saber olhar pra você como um todo, qual é o momento de vida quando você teve uma crise na coluna que você estava vivendo. Nós somos muito completos e complexos e outros fatores também influenciam muito na nossa coluna.
Mas tem algumas medidas importantes que você já pode tomar, além das emoções. Você quer ver? Tome água, o simples fato de hidratar, isso aumenta muito a flexibilidade e lubrificação das suas cartilagens. Tudo está em seu primeiro ponto. Um segundo ponto é utilize micros movimentos, faça movimentos inteligentes. Esses micromovimentos estimulam a produção do líquido sinovial nas suas cartilagens.
Terceiro ponto, faça as pazes com seu corpo, dance uma música, se permita fluir um pouquinho, sair de uma visão só do seu corpo como doente ou com algum problema. E também sinta prazer de ter o seu corpo, tá bom?
Então, eu vou pedir a você, se você para você colocar isso em prática e perceber o quanto o seu corpo está aí para te proporcionar vida. Tudo que você vive, você vive pelo seu corpo. E se você conhece alguém que essas informações possam ajudar, compartilhe conta e vai ter um lugar aqui um link para você deixar o seu e-mail porque o organismo duas vezes por ano um workshop que acho que o maior evento online sobre a saúde da coluna que o liberte a sua coluna e quando tiver o workshop a gente vai fazer muita prática.
Eu vou trazer para você outras abordagens do seu corpo e vou poder te avisar por e-mail e compartilhar também com pessoas que você saiba que isso possa ajudar.
Tá bom? Então tem mais uma coisa, deixe seu comentário aqui sobre temas que você gostaria que o abordasse porque aí eu vou saber como poder preparar o conteúdo para te ajudar tá bom?
Até o próximo!
Fonte: Tenho Artrose na Coluna! E agora 3 Dicas por Kelly Lemos | Dor Crônica