Pular para o conteúdo

Doença que causou a morte de Tancredo Neves: diverticulite.


Muitas pessoas me perguntam sobre a diverticulite. A diverticulite é uma inflamação que ocorre nos divertículos. O divertículo é uma saculação que ocorre no cólon, que é o intestino grosso, formando pequenos saquinhos no intestino que podem inflamar e, em casos extremos, até mesmo sangrar. O indivíduo pode ter alguns problemas que podem levar à internação hospitalar ou à cirurgia. O divertículo é causado principalmente em pacientes mais idosos, devido à fragilidade da parede do cólon que, quando aumenta a pressão evacuatória, faz com que essas bolsinhas surjam. Quando o indivíduo tem uma pressão abdominal muito forte ou é constipado, essa força de dentro para fora faz com que a parte mais interna do intestino pule para fora e forme esse saquinho para fora da parede do intestino. É esse saquinho que chamamos de divertículo, que pode sim inflamar ou mesmo sangrar.
Esse problema é diagnosticado através de uma colonoscopia normalmente, que é aquele exame de endoscopia feito por baixo pelo reto para visualizá-lo. É possível também identificar esses divertículos através de exames de imagem com uma tomografia ou mesmo um enema opaco. Entretanto, atualmente, a colonoscopia é um exame que resolve muito bem e diagnostica muito bem o problema do divertículo quando inflama e tem alguma perfuração.
Essa doença diverticular complica para uma diverticulite ou até um problema aqui nós temos abdome agudo perfurativo que é necessário uma intervenção cirúrgica. Os melhores tratamentos para doença diverticular do cólon são uma alimentação adequada, atividades físicas e principalmente a ingestão de bastante líquidos e fibras. Isso faz com que os movimentos do intestino sejam mais corretos e sejam mais adequados e a pressão é tema seja menor, fazendo com que as bolsinhas não saiam nem se projetem para fora do cólon das paredes do intestino.
É interessante você também observar as dores abdominais. Se você é constipado, procure adequar os seus hábitos intestinais. Se você tem dores, principalmente na região do pé da barriga à esquerda, você tem chance de divertículo, principalmente se você tem mais de 50 anos. Portanto, vá procurar o seu coloproctologista ou o seu gastroenterologista para poder fazer essa investigação.
Fonte: A doença que matou o Presidente Tancredo Neves: diverticulite. por Dr. Sérgio Barrichello