Olá! Nesse vídeo, vou falar sobre o alargamento benigno do espaço liquórico na criança. Antigamente, era chamado de hidrocefalia externa ou hidrocefalia benigna e consiste em um alargamento do espaço subaracnóideo, principalmente nas regiões frontoparietais bilateral. Esse é um evento transitório na infância que não traz nenhum problema, ou ocasionalmente, algumas crianças apresentam macrocefalia, ou seja, a cabeça do crânio cresce um pouco mais rápido do que o habitual, mas não costuma trazer nenhum problema após o término do crescimento. A maioria das crianças terá cabeça com diâmetro normal.
Vamos ver algumas imagens. Aqui, temos uma tomografia computadorizada do crânio sem contraste, com cortes no plano axial, janela de parênquima cerebral e você vê o alargamento do espaço liquórico principalmente nas regiões frontais, bilateral e simétrico. Isso aqui poderia ocasionalmente ser confundido com coleção subdural, com higroma subdural, hematoma subdural crônico.
Entretanto, você pode ver que não há nenhum efeito de massa sobre o corte que se dá sobre os giros e sobre o parênquima cerebral. Outro detalhe é que você vê os vasos próximos à tábua óssea e quando a coleção é subdural, esses vasos se deslocam para junto da superfície cerebral. Então, essa é uma diferença muito importante que a gente precisa identificar. Quando os vasos estão próximos à calota craniana, significa que o que está aqui é alargamento do espaço subaracnóideo e não coleção subdural. Na coleção subdural, esses vasos ficam exatamente na superfície do cérebro, porque a coleção fica entre eles e a tábua óssea.
Essa doença, na verdade, não é uma patologia, ela é uma parte do desenvolvimento de algumas crianças e é benigna. Também é conhecido como hidrocefalia externa, que é o nome antigo dado a essa alteração.
Obrigado por assistir e até o próximo vídeo.
Fonte: Alargamento benigno do espaço liquórico por Jezreel