Pular para o conteúdo

Entenda a relação entre Diabetes e Doença Renal Crônica.

Implicações do Diabetes nas Doenças Renais

O diabetes é uma doença que tem aumentado bastante incidência nas últimas décadas, principalmente pela mudança do estilo de vida associado à obesidade e ao sedentarismo. Até a década de 80, o mais comum era o diabetes do tipo 1, que é mais comum em pacientes jovens que nascem com predisposição à diabetes. Hoje em dia, o mais comum é o diabetes do tipo 2, que afeta mais de 60% das pessoas.

  • Pacientes obesos, hipertensos, sedentários e com estilo de vida de alimentação errada têm uma chance muito maior de ter diabetes.
  • O diagnóstico do diabetes é feito por meio de um simples exame de sangue em jejum.
  • Pacientes com fatores de risco mais importantes, como obesidade, sedentarismo e dieta com muita gordura e açúcar, devem ser procurados ativamente.

O problema do diabetes é que a doença é silenciosa e muitas vezes as pessoas não sentem absolutamente nada em relação ao seu mundo. Por isso, é comum descobrir os problemas renais baseados nos exames laboratoriais.

É extremamente importante fazer uma boa avaliação da função renal para fazer um diagnóstico adequado. Alguns exames simples de sangue e urina já são suficientes para o médico fechar o diagnóstico. O diabetes é uma doença crônica e assintomática que causa uma mortalidade muito alta e muitos problemas de saúde para os pacientes, principalmente doenças cardiológicas, cerebrovasculares, renais e vasculares.

  • O diagnóstico do diabetes em relação à função renal é importante para fazer uma aliança do funcional.
  • No mundo, a principal causa de óbito em pacientes diabéticos é a doença renal.
  • É importante lembrar que o paciente diabético geralmente tem várias comorbidades associadas, como hipertensão arterial e dislipidemia.

Quando você tem envolvido uma doença de diabetes, quando você tem metas a partir de genética, processamento muito risco de mortalidade em mais cem vezes. Por isso, é extremamente importante fazer o diagnóstico precoce, manter o controle glicêmico adequado, controlar a pressão, o colesterol e fazer regularmente exames de função renal.

Aqui no Instituto Dr., temos profissionais capacitados para o diagnóstico e tratamento correto da doença renal diabética e acompanhamento das dos problemas relacionados ao diabetes, inclusive com acompanhamento nutricional. É importante fazer o acompanhamento renal quando você tem um problema de diabetes e, principalmente, quando você tem uma doença renal.

Fonte
Doença Renal Crônica: Diabetes por Grupo Instituto do Rim do Paraná