Orientações sobre controle do diabetes
Há muitos pacientes mesmo passando com seus médicos regularmente. Tipo na dúvida quanto ao grau de controle que está o seu diabetes. Hoje vou dar algumas orientações para você ter pelo menos alguma ideia sobre seu grau de controle do diabetes. Primeiro é importante saber que o Diabetes que está controlado hoje pode não estar assim daqui dois meses, isso porque o diabetes é uma doença evolutiva e pode ir piorando ao longo do tempo mesmo você continuando a fazer as mesmas coisas que estavam fazendo antes. Daí a importância do acompanhamento contínuo com seu médico.
Outra informação importante é que as metas de controle de glicose podem variar um pouco de acordo com as características dos pacientes, sendo por exemplo mais altas em idosos mais frágeis e com risco de hipoglicemia.
Para avaliar se o diabetes está sob controle, podemos escolher informações de três maneiras:
- Através da coleta do exame de sangue
- Pela glicemia capilar (a ponta de dedo)
- Pela glicemia intersticial do subcutâneo, através da monitorização contínua da glicose
No sangue, podemos usar:
- A Glicemia de jejum
- A hemoglobina glicada
- A frutosamina
A Glicemia de jejum só nos informa como está a glicose no sangue no momento da coleta. Já a hemoglobina glicada é uma proteína circulante no sangue que informa a média da glicose nos últimos três meses, enquanto a frutosamina é outra proteína que forma a média da glicose dos últimos 14 dias.
De maneira geral, sabemos que o Diabetes está controlado quando temos uma Glicemia de jejum abaixo de 130 miligramas por decilitro e HbA1c abaixo de sete por cento.
A glicemia capilar, também chamada ponta de dedo, é feita à medida da glicose na gota de sangue retirada através de um pequeno furo e a leitura feita através de um aparelho chamado o glicosímetro. A leitura mostra a glicose no sangue naquele momento e pode ser realizada várias vezes ao dia. Quando o paciente já faz uso de insulina, pedimos para ele monitorizar a glicemia em vários momentos do dia. Geralmente pedimos para medir antes das três principais refeições (café, almoço e jantar) e duas horas após as refeições. Sabemos que o controle está em níveis aceitáveis quando temos glicemias antes das refeições de 70 a 130 e duas horas após as refeições menos que 180. Todo paciente faz mais que cinco pontos de dedo ao dia e baixa esses valores no programa de computador dos lipozyme Cruz. Podemos também obter o tempo no alvo, que significa a porcentagem de tempo que a glicose ficou entre 70 e 180, sendo considerado um bom controle valores maiores que setenta por cento do tempo no alvo.
Por último, temos a monitorização contínua de glicose, através da leitura da glicose intersticial no subcutâneo. Como funciona isso? Introduz-se um sensor de glicose no subcutâneo abaixo da pele, que lê a glicose entre as células de gordura dessa região. Esse sensor se comunica com um leitor que você passa na frente desse aparelho leitor em forma a glicose local a cada cinco minutos. Dessa forma, é possível ter uma curva de variabilidade da glicose do dia todo. Essas informações podem ser baixadas do programa do aparelho e nos fornecem detalhes da glicemia. Temos como meta mais relevante nessa situação o tempo no alvo, o objetivo desse permanecer mais de setenta por cento do tempo pode você minha entre 70 a 180 e com poucas em pobres e mias menos de cinco porcento do tempo.
Portanto, temos vários métodos de avaliação do controle glicêmico, desde exames de sangue até a monitorização contínua da glicose. Ressaltando mais uma vez, só seu médico lhe dirá com certeza se seu controle está bom ou não.
Esse objetivo do canal Doutor ajuda a educação e saúde fazer informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar.
Fonte
Diabetes Mellitus: como saber se está controlado? por DOUTOR AJUDAliveBroadcastDetails{isLiveNowfalsestartTimestamp2021-02-11T140015+0000endTimestamp2021-02-11T140601+0000}