Lançado vamos trabalhar agora dentro do conceito de terminologias científicas do dia. Tá duas tecnologias que são muitas utilizadas na nossa prática: a núria e a oleogourmetia.
A núria e a ligúria, podemos aqui pensar no prefixo e nos sufixos, e é muito importante isso. Nós vemos aqui o “a” que significa ficar ausência a ausência e “núria” ou “cúria” táxi, ficar urina sistema urinário tá, e olhe, que significa a diminuição e “uria” que significa, obviamente, urina. Então, esses dois termos são muito confundidos na prática da enfermagem e na prática da saúde como um todo porque eles se distinguem de forma muito peculiar.
Nós podemos dizer que a anúria, como vimos a palavra antes, é quando eu tenho uma diurese inferior à CML ES por dia, ou seja, nas 24 horas, a ausência de micção, a ausência de urina, obviamente que isso é algo patológico. Isso pode ser uma lesão ou uma patologia diretamente relacionada ao sistema renal, como pode ser de repente um grau de desidratação muito avançado que leva o paciente a ter uma anúria. Então, é quando o paciente tem menos que 100 ml de diurese em 24 horas. A isso, nós chamamos de anúria.
Já a oleogourmetia é quando eu tenho uma diminuição da quantidade de urina. E essa diminuição da quantidade de urina ela é menor que 400 ml. Obviamente, nós podemos assim distinguir que ela vai de 100 a 400 ml, porque abaixo de 100 é uma anúria e de 400 a 500 ml, chamamos de olíria. Algumas bibliografias trazem 500 ml ao invés de 400 ml. Isso não é algo que praticamos, vamos falar assim. Isso tem que ser 40 tanques e 500.
Nós temos bibliografias diferentes por isso que eu estou passando para vocês, aquilo que existe dentro da teoria científica em relação a este conceito.
Só para revisar, a luxúria toda diurese ou seja, urina menor que 100 ml em 24 horas. A ligúria é a diminuição da diurese de 100 a 400 ml ou de 100 a 500 ml durante 24 horas. Nós chamamos de oleogourmetia.
Fonte: Terminologia – Anúria X Oligúria por Prof. Cássio Rossi – Mentor de Alta Performance