Pular para o conteúdo

Conjuntivite na Covid-19: causas, sintomas e tratamento com Dr. Emmerson Badaró – Viver Oftalmologia


Conjuntivite e COVID-19: repercussões na visão

Conjuntivite e COVID-19: repercussões na visão

Nesse vídeo, vamos falar sobre a conjuntivite causada pelo COVID-19 e suas possíveis repercussões na visão.

A pandemia de COVID-19, causada pelo coronavírus, está afetando todos nós direta ou indiretamente em nosso trabalho e saúde. É importante falarmos sobre as alterações oftalmológicas que podem ser causadas pelo vírus, como a esclerite, miosite, retinite, ceratite, entre outras.

A conjuntivite causada pelo COVID-19 tem uma frequência baixa, por volta de 0,8% dos pacientes que desenvolvem a doença. Comparando com outras partes do corpo, como o pulmão, que pode ter cerca de 65% dos pacientes com acometimento pulmonar, a prevalência é muito diferente.

A conjuntivite costuma ter sintomas brandos, como sensação de corpo estranho, areia no olho, olho vermelho, secreção e lacrimejamento. É importante que o paciente procure um oftalmologista para avaliação e, caso haja suspeitas de conjuntivite causada pelo vírus, faça os exames para comprovação da infecção.

A minha mensagem é que a conjuntivite pode acontecer, mas ela tem um curso muito tranquilo para a grande maioria das pessoas. Se você tiver algum sintoma, procure um oftalmologista e mantenha-se em segurança para não transmitir o vírus para outras pessoas.

Se tiver dúvidas, deixe nos comentários. Até o próximo vídeo!

Fonte: Conjuntivite pela Covid 19 | Dr Emmerson Badaró | Viver oftalmologia por Dr Emmerson Badaró – Viver Oftalmologia