Pular para o conteúdo

Saiba mais sobre a conjuntivite viral causada pelo adenovírus com Dr. Gilson Mariano, Oftalmologista.

Conjuntivite Adenoviral: Causas, Sintomas e Tratamento

Você é um assistente útil. E se a gente pegar os casos em locais onde atende urgência e emergência em oftalmologia, a conjuntivite vai ficar entre as causas mais comuns. Só que hoje eu quero falar com você de um tipo específico de conjuntivite que chama Conjuntivite Adenoviral. Para ser mais detalhista, mais criterioso, o nome correto é Ceratoconjuntivite Adenoviral.

Os adenovírus são um tipo de vírus de DNA dupla fita, não envelopado. Existem mais de 50 sorotipos de adenovírus que já foram identificados e eles foram divididos em sete grupos diferentes, tomando por base características biológicas, fisioquímicas e genéticas.

Do ponto de vista clínico, quando a gente examina o paciente, a gente pode encontrar duas formas de apresentação:

  • Febre Faringoconjuntival: é causada mais comumente pelos tipos três, quatro, cinco e sete. Nessa apresentação, a gente pode ter febre, dor de cabeça ou cefaleia, faringite, conjuntivite e adenopatia pré-auricular.
  • Ceratoconjuntivite Epidêmica: é causada pelos tipos oito e dezenove. Esse tipo vai ter um envolvimento muito maior da córnea que o primeiro. Quando a córnea é afetada pelo adenovírus, a gente divide em três estágios:
  1. Estágio número um: que acontece com os primeiros 7 dias a partir do aparecimento dos sintomas.
  2. Estágio número dois: que se desenvolve uma semana depois do aparecimento dos sintomas.
  3. Estágio número três: nessa fase que a gente vai ter os infiltrados subepiteliais. Se a gente não tratar corretamente no tempo certo, esses infiltrados podem permanecer meses ou até mesmo anos.

É muito importante frisar que a conjuntivite adenoviral é muito contagiosa. E segundo os sinais e sintomas, são bem clássicos: hiperemia conjuntival com presença de folículos estudo nos olhos, fotofobia (dificuldade com a luz, aquela sensação de corpo estranho) e lacrimejamento.

O tratamento dessa conjuntivite, claro, cada caso vai ser analisado de forma individual. Preciso fazer uma variação, confirmar um preço e só com os equipamentos corretos, a gente vai conseguir fazer um diagnóstico preciso e até mesmo para prescrever os melhores medicamentos. Conclusão disso tudo: cada caso precisa ser tratado de forma individual, precisa fazer uma avaliação com oftalmo e só com os equipamentos certos, a gente consegue fazer um diagnóstico preciso e prescrever os melhores medicamentos.

A conjuntivite adenoviral é muito contagiosa. Por isso, precisamos tomar muito cuidado em locais com creches, hospitais e escolas. Ela tem o potencial de a previsão da pessoa, mesmo que seja por um período curto de tempo, não importa se seja curto ou longo, mas isso pode afetar o trabalho ou até mesmo os estudos da pessoa. Nenhum estudante vai querer pegar uma conjuntivite dessas numa véspera de prova.

E o que que eu quero deixar de mensagem para você? Coisas simples: lavar as mãos. Se tiver vontade de coçar os olhos, lavar as mãos antes e depois de mexer nos olhos. Simples assim. Se isso ficar gravado para você, se você conseguir absorver essa orientação, já resolve muito.

Se você gostou do vídeo, ajuda na divulgação e entra lá no nosso Instagram. Lá eu deixo todo dia uma dica de saúde. Grande abraço e até o próximo!

Fonte
Conjuntivite por Adenovírus | Dr. Gilson Mariano | Oftalmologista por Dr. Gilson Mariano | Oftalmologista