Pular para o conteúdo

COVID-19 e conjuntivite: tudo o que você precisa saber.


A conjuntivite é uma das inflamações mais comuns em nossos olhos. Será que pode ser um dos sinais do novo coronavírus? Assista a esse vídeo que você vai descobrir.
A conjuntivite pode estar relacionada sim com os primeiros sinais de vários tipos de virose, com o covid-dezenove ainda não temos uma casuística muito grande de estudos e trabalhos científicos comprovando isso, mas o que já temos mostrou que ela pode estar relacionada com 0,8% das pessoas infectadas.
Os pacientes iniciam com olho vermelho, coceira nos olhos, lacrimejamento, olhos pela manhã. Se você não sabia disso e gostou, já vai me deixando muito like e fica comigo até o final desse vídeo para entender quais os cuidados você deve ter.
Se agora nas próximas semanas, como estamos vivendo esta verdadeira pandemia do covid-dezenove, você de repente acordar com seus olhos vermelhos, com secreção, sensação de areia, lacrimejamento, você não precisa entrar em pânico e achar que você está com covid-dezenove. Você deve ir a um oftalmologista, porque apenas o oftalmologista vai te dar a certeza de que se você está realmente com a conjuntivite ou não.
Depois, com o passar dos dias, se tiver sintomas que podem levar a crer que você esteja com covid-dezenove, aí sim você deve procurar assistência. Quais são esses sintomas? Febre, coriza, tosse, fadiga, falta de ar e outros, como dor de garganta, dor abdominal, diarreia, também podem estar envolvidos com covid-dezenove.
Ah, OK, doutora. Então apareceram esses sintomas de conjuntivite, eu não estou me sentindo bem ou estou meio estranho. Não estou no meu estado normal. O que que eu faço? Em primeiro lugar, se você é usuário de lentes de contato, retire as suas lentes e não use mais. Despreze-as. Evite de toda maneira colocar as mãos nos olhos.
Se você for secar, te der alguma, você for mexer, lembre-se de imediatamente lavar muito bem as mãos. Foi feito um estudo recente agora na China que comprovou que foi encontrado o vírus na lágrima apenas dos pacientes que estavam com conjuntivite. Dos outros ainda não. Lógico que esses estudos ainda vão evoluir bastante, a casuística não é grande, mas essa informação que nós temos até o momento.
Outros cuidados que você deve ter em casa, então são no sentido que, se você secar, cuidado papel, não deixe em qualquer lugar, jogue imediatamente no lixo, mantenha o afastamento das outras pessoas, não compartilhe toalha de rosto, fronha e mantenha a distância das pessoas para evitar a transmissão. E, enfim, você deve já estar procurando um oftalmologista para você fazer a consulta e você ter certeza se você está com problema ou não.
Uma dica importante é que se você está se sentindo com leve quadro gripal, se você está com essa suspeita conjuntivite, vá até a clínica já usando uma máscara, pois essa será uma forma de prevenir a sua transmissão para outras pessoas no caso de você estar com covid-dezenove.
Gostou dessas dicas? Compartilhe esse vídeo para que mais e mais pessoas possam ter acesso a essa informação e, se ficou com alguma dúvida, deixe aqui para mim nos comentários, pois eu vou adorar interagir com você. Um grande beijo e eu te vejo no nosso próximo vídeo.
Tchau tchau
Fonte: Conjuntivite – COVID19 Causa Conjuntivite por Dra Claudia Del Claro – Oftalmologista