Pular para o conteúdo

Tratamento e Sintomas da Conjuntivite em Crianças.


Um problema muito comum das crianças é a conjuntivite. Esta inflamação da conjuntiva dos olhos ocorre na parte externa das horas, e muitas vezes leva crianças desnecessariamente a emergência, resultando em tratamentos inadequados.
A conjuntivite inicial é, na maioria das vezes, viral, também conhecido como “olho rosa”. O olho fica levemente avermelhado, e pode estar incomodado com uma sensação de areia. Quando isso acontece, é importante não tentar abrir o olho à força. Em vez disso, molhe uma gaze ou algodão com soro fisiológico ou água geladinha e limpe a seleção com cuidado.
Não há necessidade de correr para a emergência neste caso. Comece por lavar os olhos com água geladinha alternando com soro fisiológico geladinho, e mantenha isso por alguns dias até que os sintomas não piorem ou fiquem mais vermelhos ou inchados. É importante lembrar que a conjuntivite é altamente contagiosa e, portanto, a criança não deve ir à escola nem ter contato com outras crianças. Ela pode realizar atividades em casa e passear na rua.
Se os sintomas não melhorarem em dois a três dias, ou piorarem, leve a criança a um pediatra ou emergência. Se a conjuntivite persistir por mais de três ou quatro dias, é necessário examinar a criança para garantir que não seja uma condição mais séria.
Fonte: Conjuntivite em Criança: como tratar? (Sintomas e tratamento) por Criar e Crescer