Pular para o conteúdo

Perda de cabelo durante a quimioterapia no câncer de mama: informações do Dr. Rodrigo Oncólogo.

Olá pessoal, quando será então que o cabelo irá cair com a quimioterapia branca e com a quimioterapia vermelha? Será que todas essas quimioterapias podem ocasionar a queda de cabelo? Será que a queda de cabelo ocorre da mesma forma com a quimioterapia vermelha e branca? Eu sempre recebo essas dúvidas aqui no meu canal do YouTube. As pacientes que fazem tratamento de câncer de mama, elas querem saber do Thor. Qual é a chance de cair meu cabelo com a quimioterapia branca? Qual é a chance de cair meu cabelo com a quimioterapia vermelha? Será que tem algum batido a terapia que funcione bem que não cai o meu cabelo? Eu acho que essa é uma das principais preocupações que os pacientes têm em relação ao tratamento de quimioterapia.

Pessoal, é importante primeiro entendermos que cada quimioterapia terá um risco determinado de ocasionar a alopecia (queda de cabelo). Algumas das terapias têm mais chance de ocasionar a queda de cabelo e outras quimioterapias têm menos chance.

Quando falamos de quimioterapia vermelha e quimioterapia branca, é importante vocês entenderem que a quimioterapia branca (paclitaxel) vai ocasionar a queda de cabelo de forma importante, de forma pronunciada em 30 no máximo 40% das pacientes. Uma boa parte das pacientes que realizarem apenas a quimioterapia branca, apenas o paclitaxel, não terá queda de cabelo ou terá apenas pouca queda de cabelo que muitas vezes não será nem percebida.

Já a quimioterapia vermelha (Doxorrubicina e ciclofosfamida) sim, pessoal, é a que vai ocasionar a queda de cabelo (alopecia) na grande maioria das pacientes. Cerca de 70% até 90% das pacientes que estão na quimioterapia vermelha terão queda de cabelo, terão alopécia. Geralmente, quando fazemos o tratamento do câncer de mama, utilizamos a quimioterapia vermelha ou a branca ou utilizamos a combinação das duas. Se você vai realizar o tratamento combinado com as duas medicações, a chance de cair o seu cabelo é muito grande, principalmente pela exposição à quimioterapia vermelha. Quando utilizamos quimioterapia vermelha, o risco do teu cabelo cair pode ser até superior a 90%.

Algumas pacientes ainda questionam em relação à touca de quimioterapia. Mas a touca térmica de quimioterapia, ela realmente ajuda a prevenir a queda de cabelo? Será que se eu fizer quimioterapia com a touca, eu vou ter menos chance de cair meu cabelo? Pessoal, a touca pode ajudar a reduzir a queda de 20% a 30%, mais ou menos. Então, se você vai fazer a quimioterapia branca, a dor que ela pode ter uma boa efetividade, uma boa chance de evitar a queda de cabelo. Agora, se você for realizar a quimioterapia vermelha, mesmo com a touca de quimioterapia, a chance de ocorrer a queda do seu cabelo é muito pronunciada.

Então, pessoal, é importante sempre entenderem que nem todo protocolo de quimioterapia terá a mesma chance de ocasionar a queda de cabelo. Não é porque você está fazendo uma quimioterapia e sua amiga está fazendo outra que, obrigatoriamente, as duas terão queda de cabelo. Só vai depender muito do protocolo de quimioterapia que será realizado. Na quimioterapia vermelha, a chance de ocorrer a queda de cabelo é muito maior do que na quimioterapia branca. Essa chance já é menor, e vai variar de acordo com cada protocolo, cada medicamento utilizado e da sua saúde em geral.

Fonte: QUANDO VAI CAIR MEU CABELO COM A QUIMIOTERAPIA NO CÂNCER DE MAMA | DR. RODRIGO ONCO!!! por Dr. Rodrigo Ferreira Onco

Marcações: