Pular para o conteúdo

Urodinâmica feminina: como é realizado o exame.


Olá amigo internauta!
Hoje vamos falar sobre como é feito o exame da avaliação dinâmica em mulheres. Primeiro, vamos começar pelo preparo. O preparo nada mais é do que chegar na clínica com a bexiga confortavelmente cheia, nem cheio demais, nem vazio completamente. Simplesmente com vontade de urinar. Se a vontade estiver forte, você vai no banheiro da clínica, faz um pouco de xixi e mantém aquela quantidade, digamos mínima, para você poder urinar normalmente.
Porque o primeiro é a primeira etapa do exame da avaliação dinâmica é a urofluxometria. Você vai simplesmente sentar no vaso e vai fazer xixi normalmente. Terminou de fazer xixi, passa-se para a segunda fase do estudo dinâmico. Essa é a etapa que o problema não é a dor ou o prêmio, pode ser o constrangimento, pode ser a vergonha que a gente vê isso nos pacientes porque tem que passar um canudinho, uma sonda no canal da urina, e às vezes até duas sondas no canal da urina e uma terceira sonda pelo ânus que é onde se infla o balão. Esses canudinhos, essas sondas são ligadas ao aparelho, e essas ondas vão medir a pressão tanto no interior da bexiga, quanto no interior do reto do intestino que é assimilasse muito a pressão abdominal.
Bom é com todos esses três fios ligados e presos ao seu corpo começa a segunda fase, a fase das sondas teria, na qual um soro é injetado, é uma quantidade de líquido progressivamente injetado no interior da sua bexiga. No primeiro momento de fazer xixi, o médico vai anotar quanto ml de líquido entrou. Depois, vai ser anotado quando você disser que vai fazer xixi, e vai notar a quantidade de líquido que tem na sua bexiga. E chega na última fase quando enche bastante a sua bexiga, até você falar que a quantidade de líquido no interior da bexiga é muito grande, está te dando uma grande vontade de urinar normalmente. É nessa fase de citometria que pede-se à pessoa que tossa bem forte para ver se existe ou não perda de urina ao estímulo da tosse. A presença de perda de urina ao estímulo da tosse caracteriza a incontinência urinária.
Sim, o exame é de estudo dinâmico e está associado à procura da doença da incontinência. Ao final do exame, é realizado o estudo miccional, que nada mais é do que sentar na cadeira que previamente você sentou, agora com acoplado com esses vários tubinhos pelo corpo e urinar normalmente. O aparelho que é computadorizado se encarrega de fazer todas as contas para saber como está acontecendo a fase de micção. Daí ao final do exame é retirado todos os fios. E a mulher, nesse caso, pode ir para casa normalmente.
E na maioria das clínicas, o resultado do exame sai no mesmo dia. Bom, aí o médico, com o resultado, no dia que você entregar o resultado do exame para o médico, você vai ter a explicação completa do que pode estar acontecendo no seu caso.
Fonte: Como é feito o estudo urodinâmico em mulheres? por Urologia Especializada BH