Olá pessoal, tudo bem?
Como mencionamos no vídeo em que falamos de espumante Calcagno, desta vez vamos dar ênfase ao plano e ao pé cavo. O peso do nosso corpo é suportado pela complexa estrutura dos pés. Eles possuem três áreas frontais importantes para a instituição de uma forma adequada na fruta dos pés: a longitudinal, a transversal e a mais importante e conhecida, a longitudinal medial, responsável por tornar o novo plano um pé cavo.
O pé cavo é um dos motivos que mais leva as crianças aos consultórios ortopédicos. A partir dos dois anos de idade, inicia-se a formação do arco na região medial e é nessa fase que a marcha da criança começa a ficar mais desenvolvida. Se você, mãe, já tiver desconfiança sobre o caso, pode ser que o pé cavo tenha uma causa com a predisposição familiar ou dependência de fontes de resultado.
O pé plano ou pé chato é uma das situações que mais dá em paz. A ausência do arco longitudinal medial diminui as propriedades de absorção de impacto no pé, causando grande desconforto. Já o pé cavo apresenta um aumento do arco longitudinal, e o ideal é que ele seja anatômico, nem muito alto nem muito baixo. Quando é acentuado demais, faz com que a parte média da planta do pé perca todo o contato com o solo, o que também pode provocar dores na região.
Em qualquer uma dessas situações em crianças, é importante que você procure um especialista. Certamente ele recomendará exercícios específicos para fortalecer a musculatura dos pés e tornozelos, e o uso das palmilhas, tanto as simples como as ortopédicas.
Os pacientes que possuem um pé bastante cavo tendem a sofrer de fascite plantar, pois os músculos e tendões na região do calcâneo e no antepé estão constantemente tensionados. A palmilha que será confeccionada sob o formato do molde terá como objetivo melhorar a distribuição de peso, aliviando consideravelmente as dores. No caso do pé plano, será utilizada uma palmilha com um arco terapêutico, com um formato mais anatômico e mais baixo, que terá como objetivo diminuir as dores e evitar a formação de joanetes.
Lembrando que as alterações nos pés determinam sua postura e estão intrinsecamente ligadas a uma possível dor ou lesão no joelho. Mas isso é assunto para o próximo vídeo. Se identificou com esse assunto ou conhece alguém que está sentindo essas dores, procure um médico ou especialista nesta área e não se dedique até a próxima, pessoal.
Fonte: Pé Plano e Pé Cavo – Palmilhas ortopédicas #dor #palmilha #pe por Klayton Nojoza