Pular para o conteúdo

Varicela: Entenda como a catapora pode se tornar uma doença grave.

Varicela – Catapora

Hoje a gente vai conversar um pouquinho sobre a varicela, que é também conhecida como catapora. É de extrema importância que nós sigamos essa linha de raciocínio, aprofundando os temas da INSaFe Tecnologia. Precisamos que as pessoas entendam e conheçam essas doenças porque estamos falando aqui de pessoas que não têm sistema imune comprometido, ou seja, pessoas saudáveis podem tomar a vacina. Existem pessoas que não podem tomar a vacina.

  • Algumas pessoas podem ter efeitos adversos;
  • Mulheres grávidas não podem tomar algumas vacinas;
  • Pessoas que possuem HIV/AIDS não podem tomar algumas vacinas.

Essas pessoas precisam que a população ao redor delas esteja vacinada, para que elas não sejam infectadas. Por exemplo, a catapora em uma pessoa saudável não vai causar grandes problemas, mas se ela passar pelo indivíduo que não pode tomar a vacina, pode acabar deixando esse indivíduo com sequelas importantes.

A varicela é causada pelo vírus Varicella-zoster, que é um alfa-herpesvírus. Esse vírus possui as características de latência e reativação, e isso é algo que vamos abordar em um próximo vídeo.

A catapora é um quadro geralmente que vai passar sozinho, sem mais complicações, mas vai ter muita febre e muitas vesículas que se transformam em bolhas e coçam muito. No entanto, o principal problema da catapora é o que acontece depois. Muitas pessoas não sabem, mas a catapora é a infecção primária pelo vírus Varicella-zoster. Cerca de 20% das pessoas que tiveram catapora vão ter herpes zoster.

O herpes zoster geralmente aparece na região do tórax e acompanha uma enervação que vai tendo. O vírus fica quietinho em estado de latência nas terminações nervosas e reativa em uma terminação nervosa, causando muita dor e bolhas na região. Passado o problema, é necessário tratar com remédios para inibir a replicação viral. A maioria das pessoas continua sentindo dor nessa região após o tratamento.

Outro problema é que se a criança tiver bebê e nasceu com HIV, por exemplo, a catapora pode ser letal. O vírus pode começar a multiplicar por dentro, e a mortalidade é em torno de 15% em pessoas com sistema imune comprometido. Além disso, a varicela em mulher grávida pode causar más-formações no feto.

Vamos continuar nosso trabalho de divulgação e resistência científica. Não deixem de compartilhar os vídeos aqui do canal. Precisamos divulgar conhecimento científico sério.

Até o próximo vídeo.

Fonte
VARICELA – Catapora pode sim se tornar grave por Todos Pela SaúdeliveBroadcastDetails{isLiveNowfalsestartTimestamp2019-08-27T231304+0000endTimestamp2019-08-27T232035+0000}