Pular para o conteúdo

Tratamento eficaz do câncer de próstata avançado: opções e cuidados.

Tratamento do Câncer de Próstata Avançado

O tratamento do câncer de próstata avançado é bastante diferente do tratamento de todos os tipos de câncer quando estes não avançam. Um motivo para isso é que o câncer de próstata depende, para continuar crescendo no momento inicial, da testosterona circulando no sangue dos homens. A testosterona se liga a essas células tumorais e estimula as células a crescerem e a se dividir.

Então, o tratamento quando a doença já está disseminada consiste em retirar a testosterona da circulação. Isso pode ser feito através da retirada dos testículos ou através de medicações que fazem o bloqueio da testosterona para que ela não se ligue nessas células tumorais. Isso é feito através de medicações anti-hidrogênio ou bloqueadores de receptores de testosterona.

A castração, o uso de bloqueador ou a associação dos dois permitem com que o paciente viva frequentemente durante muitos anos com a doença perfeitamente bem controlada e com uma qualidade de vida excelente. Em algum momento, no entanto, ao longo da evolução desses anos, a doença acaba adquirindo células que são resistentes ou que não precisam mais deste estímulo da testosterona, e nesse momento, a gente chama este câncer de câncer de próstata refratário à castração, seja refratário ou bloqueio hormonal.

Até recentemente, esses pacientes eram tratados, via de regra, com a utilização de quimioterapia, e a quimioterapia ainda é usada com muita frequência nesses pacientes. No entanto, nos últimos anos, foram sendo desenvolvidas medicações orais que também têm um mecanismo de ação hormonal, e essas medicações provaram que conseguem bloquear essa sinalização que a testosterona da proteção lá se dividam, mesmo que as células já sejam refratárias ao que se chama de castração como em corrente.

Então, a gente consegue, através dessas medicações – uma delas chama-se abiraterona, outra chama-se enzalutamida – realmente bloquear a progressão da doença, mesmo quando ela é refratária à castração. E por conta dessa característica das medicações serem bem toleradas, certas medicações agora estão sendo administradas para os pacientes, inclusive antes da quimioterapia. A quimioterapia vem sendo reservada para uma situação onde a doença realmente não responde mais a essas medicações.

Pontos chave do tratamento do câncer de próstata avançado:

  • O câncer de próstata depende da testosterona para crescer inicialmente;
  • O tratamento consiste em retirar a testosterona da circulação;
  • Isso pode ser feito através da retirada dos testículos ou através de medicações que bloqueiam a testosterona;
  • Existem medicações orais que têm um mecanismo de ação hormonal e conseguem bloquear a progressão da doença, mesmo quando ela é refratária à castração;
  • Essas medicações são bem toleradas e estão sendo administradas para os pacientes, inclusive antes da quimioterapia;
  • A quimioterapia vem sendo reservada para uma situação onde a doença não responde mais a essas medicações.

Fonte
Tratamento do câncer de próstata avançado por TV Oncoguia