Pular para o conteúdo

Tuberculose: Entenda os sintomas e a cura

Tuberculose – Informações importantes

Olá, eu sou Marci e no vídeo de hoje trago alguns esclarecimentos sobre a tuberculose. As informações contidas nesse vídeo não pretendem substituir a consulta ao profissional médico. Esse vídeo tem somente caráter de prestar informações para fins estritamente educativas e se você conhece alguém que esse conteúdo possa ajudar, compartilhe esse vídeo e me ajude a divulgar esse conhecimento.

A tuberculose é uma doença que já fez um grande número de vítimas no decorrer dos séculos. Nos últimos anos, é uma doença que vem novamente preocupando o mundo. Com o melhor entendimento da doença e seu tratamento, a sua cura é totalmente possível, embora ainda faça vítimas pelo mundo.

O que é tuberculose?

A tuberculose é uma doença infecciosa que ataca os pulmões, tendo como causa o Mycobacterium tuberculosis. Ela já foi a principal causa de morte nos Estados Unidos no século 20. Atualmente, o seu tratamento com antibióticos é bastante eficaz, embora seja um tratamento longo de seis a nove meses, o que pode fazer com que o paciente desista antes de terminar.

Sintomas

  • Tosse persistente por mais de três semanas
  • Dor na região dos pulmões
  • Tosse com sangue
  • Sensação de fadiga prolongada
  • Sudorese noturna
  • Arrepios
  • Febre baixa persistente
  • Perda de apetite

Fatores de risco

Embora seja uma doença que possui tratamento adequado, muitas pessoas desconsideram o risco de adquirir a doença, minimizando a presença de sintomas. Por isso, os dados relacionados à tuberculose ainda são altos no país. Existem alguns fatores de risco para Tuberculose, como:

  • Fumo
  • Trabalhar com pacientes que possuem a tuberculose
  • Trabalhos em casas de repouso e hospitais
  • Sistema imunológico debilitado, comprometido pela presença de outras comorbidades, como por exemplo, o HIV, diabetes e tratamento quimioterápico
  • Uso de medicamentos imunossupressoras, como após os transplantes
  • Doença renal crônica
  • Nutrição inadequada

Diagnóstico

O diagnóstico da tuberculose pode ser feito por meio de dois testes: um teste de pele e outros testes de sangue. O teste de pele é chamado de Mantoux. Nesse teste, o fluido é injetado na sua pele e após o máximo três dias, é observada a reação formada na pele. Caso seja uma reação com a lu grande, o teste é positivo para tuberculose. Em caso de ausência de reação, o teste é negativo. O teste Mantoux apresenta alguns problemas como os falsos positivos caso você tenha recebido a vacina BCG, a qual previne contra tuberculose, e nesse caso, o exame dá positivo em virtude dos anticorpos produzidos pela vacina, mas não porque você tem a doença ativa. Outro problema é no caso de infecções recentes, as quais podem resultar em testes negativos quando o paciente na realidade encontra-se infectado. Assim, não se considera a sensibilidade do teste Mantoux como sendo alta em virtude desses problemas com resultados falsos-positivos e falsos-negativos. Em relação ao teste de sangue para diagnóstico da tuberculose, ele é chamado teste de interferon Gamma.

O médico, depois desses exames, sobretudo se o paciente apresenta vários sintomas que conhecido em com diagnóstico de tuberculose, poderá solicitar exames de imagem. Dentre os exames solicitados, o exame de raio-x é bastante comum e permite avaliar o comprometimento pulmonar bastante característico em casos positivos de tuberculose. Outro teste que ainda pode ser solicitado é a cultura do muco expelido durante a tosse.

Tratamento

O tratamento depende do estado geral do paciente e se a tuberculose está ativa ou latente. As medicações utilizadas no tratamento da tuberculose incluem rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol. Estão administrado por um período de 6 meses a 1 ano. No caso de tuberculose latente, as medicações ajudam a bactéria não se desenvolver e o paciente ficar mais doente. E no caso da tuberculose ativa, as medicações são essenciais para ajudar o organismo a combater a infecção. O grande problema é que muitos pacientes param de tomar as medicações assim que os sintomas melhoram, o que pode contribuir para resistência bacteriana. Felizmente, todos os medicamentos para o tratamento da tuberculose são oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde.

Se você chegou até aqui, deixe o seu like, se inscreva no canal e ative o sininho de notificações para não perder os conteúdos novos que eu trago todas as semanas. Até lá!

Fonte
TUBERCULOSE: O que é, Sintomas e Tem Cura? por Enfermagem Florence