Pular para o conteúdo

Tratamento de tumor neuroendócrino: estratégias eficazes – Entrevista com o Dr. Felipe Ades

O que é o tumor neuroendócrino?

A maior parte dos cânceres do intestino são cânceres das células da pele interna do intestino, chamada de mucosa. Esse é o câncer mais comum, chamado de carcinoma. No entanto, existe um tipo de câncer menos comum que vem das células que produzem hormônios, chamado de tumor neuroendócrino.

Esses tumores ficam entre a divisa do tecido do clube joão, onde o tecido é neuronal, e na europa. Eles crescem mais devagar e, na maior parte das vezes, quando são de baixo grau, são tumores de crescimento mais lento. No entanto, existem também tumores de alto grau que se comportam mal comparando com um linfoma ou um tumor de pequenas células do pulmão, e que tem um crescimento mais acelerado.

Para o tipo de doença de alto grau, usamos drogas que matam células que se multiplicam rapidamente. Após a quimioterapia, fazemos esquemas com compartilhadas que atacam aquelas células que se multiplicam rapidamente. No entanto, para doenças de baixo grau, a quimioterapia não funciona muito bem, e a estratégia de tratamento consiste em tentar operar sempre que possível.

Existem casos em que a cirurgia não vai tirar toda a doença, mas é realizada para dar qualidade de vida, e a chance de o tumor crescer novamente é grande. Nessas situações, é possível fazer medicamentos para o tumor parar de produzir hormônios, o que reduz os sintomas da doença.

Em resumo, para tumores de baixo grau, a estratégia é tentar operar, enquanto para tumores de alto grau, a quimioterapia é a opção mais viável.

Fonte: Tumor neuroendócrino e as estratégias de tratamento – Dr. Felipe Ades por Dr. Felipe Ades MD PhD