Pular para o conteúdo

Tratamento de mordida aberta: diferenças entre intrusão posterior e extrusão anterior.

No caso de um byte blocks fixo, é importante saber quando a inclusão já foi alcançada. O byte-block é um aparelho de acrílico com recobrimento na oclusal dos dentes posteriores. A inclusão dos dentes ocorre pela força muscular do paciente sobre esse acrílico, que invadiu o espaço funcional livre. O byte-block pode ser considerado um levante posterior, sendo colocado em vários dentes.

É possível substituir o byte-block removível por um modelo que possa ser cimentado depois que a inclusão total for alcançada. É interessante analisar a exposição dos incisivos, mesmo na dentadura mista. Por exemplo, se uma criança não mostra os dentes durante o sorriso, pode ter uma mordida aberta por falta de crescimento vertical da maxila anterior e lateral.

Para descobrir se há extrusão, é importante verificar a quantidade de gengiva na região posterior. Se a mordida aberta foi causada por falta de crescimento dos dentes anteriores, é possível estimular o crescimento anterior. Já se a mordida aberta foi causada pelo excesso de crescimento posterior, é necessário promover a inclusão desses dentes.

Se os dentes anteriores estão no nível adequado e os posteriores estão extruídos em outro nível, é preciso incluir esses dentes até que eles cheguem ao nível dos dentes anteriores. É importante imaginar um plano oclusal para que, no final, a posição dos dentes fique adequada.

Fonte: Mordida aberta Intrusão posterior x extrusão anterior por Prof. Hélio Venâncio