A maioria das lesões que acontecem com corredores estão relacionadas a impactos nos calcanhares. Existem vários tipos de dores que podem acontecer nessa região, como esporão no topo do calcanhar, tendinite de Aquiles, bursite do calcanhar, dores nos tornozelos, dentre outras. Além disso, também podem ocorrer lesões nos tendões flexores e fraturas por stress.
Essas dores geralmente surgem quando a pessoa pisa de forma inadequada, sobrecarregando uma região específica. Por exemplo, quem pisa mais à frente do pé pode desenvolver deformidade angular. Já quem pisa de forma supinada terá dores na lateral. Maratonistas são especialmente propensos a lesões decorrentes de sobrecarga muscular, por isso é importante que eles cuidem bem de si mesmos.
Lidar com lesões em corredores pode ser bastante difícil, já que eles às vezes não percebem imediatamente que estão se lesionando. Só começam a sentir dor depois de muito tempo e esforço, e por isso ignoram as lesões por um tempo. Mas é importante realizar exames para identificar a lesão e não exagerar na sobrecarga de treino, para que se possa trabalhar na recuperação e fortalecimento muscular. É preciso fazer um trabalho progressivo e adequado para evitar as lesões. Corredores devem buscar manter-se dentro do peso adequado e procurar uma postura adequada para minimizar o risco de lesões.
Fonte: Lesões ortopédicas no calcanhar por PortalWebrun