Pular para o conteúdo

Sintomas da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya: entenda as diferenças.


Você já deve ter visto pessoas que ficam doentes com febre, dor no corpo por vários dias e não melhoram. Essa pessoa querida pode ter alguma virose que não passa. Estamos no Brasil, atenção, isso pode ser dengue, infecção pelos vírus Chikungunya. Você sabe a diferença entre elas? É disso que vamos falar aqui hoje.
Existem várias doenças que podem ser transmitidas por títulos A. Todas elas damos o nome de arboviroses. No Brasil, a arbovirose mais comum é a dengue. Entretanto, nos últimos anos, devido ao fluxo migratório intenso, outros vírus passaram a se tornar mais comuns, que são os vírus Chikungunya.
Os sintomas de cada uma delas, você sabe quais são? Só pelos sintomas não é possível diferenciar uma doença da outra, mas há algumas pistas que nos ajudam. Sintomas comuns às três doenças são febre, dor no corpo e alguma fraqueza. Entretanto, no caso da dengue, é muito comum a febre ser muito intensa, derrubando a pessoa, e ter dor de cabeça atrás dos olhos. Já na Chikungunya, é muito comum ter conjuntivite, que são os olhos vermelhos e manchas na pele. E, por fim, o Chikungunya costuma dar dores nas juntas ou articulações.
As três doenças normalmente evoluem de maneira benigna, sem formas graves, de tal maneira que o seu corpo mesmo consegue acabar com ela. Entretanto, qualquer uma das três doenças pode evoluir de maneira grave e por isso é preciso prestar atenção aos sinais de alarme.
Para dengue, é importante ficar atento a partir do quinto dia de sintomas, se os sintomas não estão desaparecendo e começando a melhorar. Também qualquer sinal de sangramento, seja no nariz, na boca, sangramento ginecológico ou intestinal, pode sugerir a forma hemorrágica da doença.
Para Chikungunya, evitem casos em que, ao invés da doença resolver em 7 a 10 dias, a pessoa continua com dores articulares, podendo durar até meses.
Você sabia que o mosquito que transmite essas três doenças chama-se Aedes Aegypti? Para evitar a picada por ele, tem muito mais a fazer do que apenas usar repelente. Evite o uso de perfume ou roupas coloridas que atrai o mosquito e também use roupas de manga comprida para diminuir a área exposta do seu corpo. Também funcionam quando for usar, por exemplo, protetor solar, passe primeiro protetor e depois o repelente, porque dessa maneira ele funciona melhor. E para evitar a proliferação dos mosquitos, evite água parada, que é um local que multiplica os mosquitos.
Fonte: DIFERENÇAS DE SINTOMAS ENTRE DENGUE, ZIKA VÍRUS E CHIKUNGUNYA por DOUTOR AJUDA