Quimioterapia intratecal – Uma terapia pouco conhecida
Olá pessoal, tudo bem? Hoje estou aqui para falar sobre um tipo de terapia que recebi recentemente e achei muito interessante. Pesquisando na internet, descobri que é realizada em pacientes com diagnóstico de câncer mais avançado. A terapia chama-se quimioterapia intratecal, e eu a recebi na medula.
Como os quimioterápicos que tenho utilizado não conseguem ultrapassar a barreira hematoencefálica, essa terapia é usada para tratar o câncer no sistema linfático sem prejudicar o sistema nervoso central, como o cérebro e a medula espinhal.
No meu caso, foi feito um exame chamado nielograma e felizmente o linfoma não atingiu minha medula. A coleta da medula foi tranquila e o profissional que realizou o procedimento a descreveu como uma das mais simples que já fez.
Após receber a quimioterapia intratecal, agora estou na última bolsa de 24 horas e amanhã recebo um medicamento no intervalo mais curto de 45 minutos. Com fé em Deus, estamos caminhando para a alta e depois iniciar um novo ciclo de tratamento.
Espero que essa informação seja útil para algumas pessoas. Obrigada por todas as mensagens, orações e apoios.
Fonte: Quimioterapia Intratecal – Tratamento Linfoma Não Hodgkin por Laila Quintão