Pular para o conteúdo

Tratamento de quimioterapia para câncer de próstata: possíveis falhas e soluções

Resposta à pergunta sobre câncer de próstata

Olá, seja bem-vindo mais uma vez. Hoje vou responder mais uma pergunta enviada para nós através do e-mail contato@clinicauroonco.com.br. A Maria Regina quer saber:

“Doutor, meu irmão está com câncer de próstata e ele tem 10 traços de osseosseosseosseosseo, passe fêmur, e começou a fazer quimioterapia porque o PSA subiu novamente mesmo após a cirurgia dos testículos. A minha pergunta é: existe esperança para estacionar o crescimento da doença?”

Regina, a quimioterapia é uma das formas de tratamento do câncer de próstata. Geralmente, é usada quando a doença já foi detectada no estágio mais avançado, onde as células do câncer de próstata já se encontram em outros órgãos, principalmente os ossos. A quimioterapia geralmente é usada juntamente com uma medicação que bloqueia o hormônio chamado testosterona. Essa medicação é de uso contínuo e geralmente é feita de forma injetável. O racional é retirar o combustível que estimula o crescimento do câncer de próstata, que é a testosterona. A quimioterapia agride as células do câncer e é como se fosse uma “ajuda extra” para destruir a maior parte das células do câncer.

Entretanto, esses tratamentos combinados ainda não têm o poder de erradicar a doença por completo. Nós conseguimos um controle da doença por um longo período de tempo. Como todo câncer, a biologia da lesão pode fazer com que ele consiga escapar, ou seja, pequenas células começam a crescer mesmo com o bloqueio da testosterona. Esse tempo de controle é muito variável de homem para homem e depende muito de características do comportamento biológico.

Alguns homens apresentam uma resposta espetacular com controle da doença e até o desaparecimento das lesões nos ossos. Em outros casos, homens apresentam o câncer de próstata em uma forma mais agressiva e podem ter uma resposta muito pobre, mesmo com a utilização do bloqueador de hormônio e quimioterapia. A boa notícia é que, nos últimos cinco anos, uma série de novas medicações surgiram e que adicionaram no arsenal disponível para os médicos novas opções. Isso vem prolongando ainda mais o tempo de controle da doença e aumentando a sobrevida dos homens portadores de câncer de próstata comentários avançados.

Essa área é alvo de uma série de novos estudos e num futuro próximo nós teremos ainda mais novas opções. O horizonte é promissor para os homens com câncer de próstata comentados. Embora ainda não tenhamos a cura definitiva em 2020, é possível que no futuro próximo nós consigamos prolongar muitos e muitos anos a sobrevida dos homens com câncer de próstata nessa situação. Desejo melhoras para o seu irmão e uma recuperação excelente. Nós da Clínica Uro Onco estamos inteiramente à disposição. Muito obrigado mais uma vez e até a próxima.

  • Atenciosamente,
  • Dr.
  • Clínica Uro Onco

Fonte
Quimioterapia para o câncer de próstata pode falhar? por Dr. Bruno Benigno – Urologista e Oncologista – SP