Discopatia degenerativa dos discos intervertebrais: o que é e como prevenir
A discopatia degenerativa dos discos intervertebrais é uma patologia que acomete a coluna vertebral e gera muitas dores e desconforto. Essa doença gera um desgaste no disco intervertebral, pois ele precisa ter muito líquido dentro dele, no miolo do disco, que chamamos de núcleo. Quanto mais líquido, maior é o seu deslizamento e a integridade da sua coluna. Quando esse disco começa a perder líquido, temos um achatamento dele e, com isso, muitas vezes, ocorrem compressões nas raízes nervosas da coluna, gerando dor localizada ou irradiada pelos membros.
A região mais acometida pela discopatia degenerativa é a coluna lombar, devido à sua alta mobilidade e movimentação. Ela fica mais suscetível a esse tipo de compressão devido a fatores como sobrepeso, encurtamento muscular e alterações posturais, principalmente em pessoas que têm a coluna projetada à frente, proveniente de desvios posturais, como uma hipercifoze. Essas pessoas têm o ombro rodado para frente ou uma cabeça anteriorizada, alterando a linha de gravidade da coluna e exigindo mais carga mecânica na região lombo-sacra (coluna lombar e início do sacro, na região pélvica).
Quais são as causas e medidas preventivas que você pode estar realizando para evitar esta patologia? Primeiro, rija a postura de maneira preventiva com o método RPG (reeducação postural global). Você também pode associar ao RPG o método Pilates, entrando como uma terapia adjuvante, dando estrutura para os músculos principais estabilizadores da coluna e ajudando você a manter uma boa postura.
Outra dica importante para quem está no quadro ápice desse processo inflamatório é não limitar os movimentos. Procure tratamento de fisioterapia em aparelhos de ultrassom, laser, TNS (transcutaneous electrical nerve stimulation) e infravermelho. Associado à medicina chinesa, a técnica de ventosa é uma terapia muito eficiente a ser adicionada nesse tratamento analgésico. As terapias manuais também são uma opção muito eficaz.
Passada essa fase da crise, procure tratamento com RPG. Não aconselho a prática de exercícios de RPG e pilates em pessoas inflamadas e em quadro álgico na crise. Priorize o tratamento analgésico. A longo prazo, você pode ter uma rejeição a exercícios. Para pessoas ativas que fazem academia, é recomendado dar uma pausa no primeiro momento do tratamento e retomar a academia somente após a passagem da crise.
Fonte: Discopatia Degenerativa da Coluna – Dra Josiane Barros por Dra Josiane Barros