Pular para o conteúdo

Tratamento cirúrgico para dor crônica decorrente do herpes zoster.


Nós vamos entrar agora no centro cirúrgico Condutor Tiago Freitas para acompanhar uma cirurgia que ele vai fazer, que é de dor crônica. Também é uma paciente que tem uma neuralgia pétrea com um episódio. Neste caso específico, é uma paciente diabética e a diabetes tem uma tendência maior a ter dor crônica pelo sistema imune alterado.
Essa paciente fez um extenso tratamento conservador que não respondeu bem. Tem várias opções de tratamento. Hoje, nós vamos fazer uma delas – além do bloqueio, vamos fazer algumas medicações na veia do paciente. Vamos aproveitar as medicações e vamos usar, também, outra sonda para fazer os bloqueios em cima da dor para que ela se sinta melhor.
A doença já teve uma melhora em torno de 50% segundo. Então, vamos fazer algumas sessões para melhorar e liberar a paciente dessa dor tão excruciante. Essas agulhas funcionam como paralisantes, deixando-a mais calma. Mas, na verdade, é irregular, pois a dor causada por uma lesão no gânglio não some justamente com o bloqueio, há um mecanismo que a mantém, ainda que em menor intensidade.
Ela fez a primeira sessão e teve uma melhora de 50%. Agora, espera-se que ela alcance mais de 50%. É importante mencionar que tratar uma doença crônica é difícil, mas já tivemos até uma resposta significativa com uma sessão só. Nós vamos fazer algumas sessões para que ela vá melhorando cada vez mais, nosso objetivo é que ela melhore tudo, mas se conseguirmos ter uma qualidade de vida para ela com 70% ou 80%, já é um grande avanço.
Thiago Freitas
Neurocirurgião funcional
Fonte: DOR CRÔNICA E HERPES ZOSTER: tratamento cirúrgico por Saúde com Mônica Nóbrega